Bocha | Como Jogar | Regras, História e Curiosidades do Jogo

bocha

O jogo de bocha tem origem italiana e é jogado numa pista chamada cancha. Nesse artigo você vai aprender como jogar bocha, as regras do esporte e suas características.

Regras da bocha

Uma partida de bocha é disputada entre dois oponentes ou duas equipes. O objetivo do jogo é arremessar a bola (chamada de “bocha”) de modo que a mesma se aproxime o máximo possível de uma pequena bola posicionada no final da pista (chamada de “bolim”), entretanto, sem tocá-la.

Os jogadores podem, inclusive, arremessar sua bocha em direção à do adversário afim de desloca-la de perto do bolim, com o objetivo de aproxima-la do mesmo.

Cancha

“Cancha” é o nome atribuído à pista. A cancha mede por volta de 3 a 4 metros de largura por 27,5 metros de comprimento. O piso deve ser plano e sem nenhum obstáculo, com sinalizações referentes distancias das segmentações da pista.

cancha

Início da partida

A partida inicia-se com o lançamento do bolim. É decidido na sorte qual jogador ou equipe arremessará o bolim, geralmente disputado no cara ou coroa. Uma vez decidido quem irá iniciar, o bolim é lançado da área localizada atrás da linha de arremesso.

Para que o arremesso seja validado, o bolim deverá parar dentro da área de cinco metros delimitada por linhas, no fundo da pista, estando com a maior parte de sua circunferência dentro da linha sinalizada.

Caso o jogador erre o lançamento, o mesmo tem o direito de realizar uma segunda tentativa. Caso falhe novamente, o time adversário ganha o direito de arremessar o bolim.

Bolim

O bolim apresenta superfície lisa e é fabricado em madeira. Possui cerca de 37 milímetros de diâmetro e pode ser pintado em qualquer cor que facilite sua visualização na pista.

A bocha

A bocha é a bola utilizada no jogo. É fabricada em polímeros sintéticos e, assim como o bolim, possui superfície lisa e sem reentrâncias. Apresenta entre 80 e 110 milímetros de diâmetro e pesa entre 700 e 1300 gramas.

Técnicas da bocha

No momento em que um jogador se posiciona para arremessar o bolim, todos os outros devem permanecer atrás do mesmo. Caso um dos jogadores da mesma equipe do arremessador estiver fora da posição correspondente, o arremesso é anulado e o próximo será realizado pelo time adversário.

Caso o jogador que estiver fora da posição seja do time adversário, o árbitro poderá conceder ao arremessador um novo lançamento do bolim.

Arremesso da bocha – Como jogar

A equipe ou jogador que realizou o arremesso do bolim será a primeira a lançar a bocha. No caso de equipe, pode ser outro jogador da mesma a realizar o lançamento. Em seguida, a equipe adversária realiza seu lançamento.

como-jogar-bocha

Logo após, a vez de lançar é da equipe que não pontuou (com exceção de bocha fora ou anulada). Caso duas bochas de times oponentes estiverem posicionadas a uma distância igual do bolim, o time que realizou o último lançamento deverá lançar novamente.

Caso permaneça o empate, o lançamento será realizado pelo outro time, e assim sucessivamente. As equipes devem lançar todas as suas bochas. Em seguida, os jogadores se aproximam das mesmas e medem as distancias das mesmas ao bolim. Logo após, o jogo é reiniciado, entretanto, os jogadores mudam de lado na pista, arremessando da extremidade oposta de onde estavam inicialmente.

Posição de arremesso

Os jogadores deverão permanecer com os pés atrás da linha de lançamento, exceto no arremesso “bochada”, onde é permitido que o jogador coloque um pé na linha para apoiar-se. Os outros jogadores devem manter a disciplina afim de não atrapalhar o jogador que estiver realizando o arremesso.

Caso os jogadores da equipe adversaria venham a cometer alguma infração dessa natureza, poderão ser penalizados . Entretanto, caso a infração seja proveniente dos companheiros de equipe, pode ser considerada “vantagem”.

regras-da-bocha

Pontuação

O ponto é contabilizado quando:

  • A bocha não sair do jogo;
  • Não percorrer mais de 1 metro após chocar-se com outra;
  • Posicionar-se a pelo menos 2 metros da linha frontal da área de 5 metros.

Ponto irregular

O ponto será considerado irregular quando:

  • Ir em desencontro às condições supracitadas;
  • For constatado algum tipo de infração.

Pontuação

Após os jogadores ou equipes já tiverem arremessado todas as suas bochas, cada ponto obtido será atribuído às  que estiverem mais próximas do bolim em comparação à bocha do oponente.

Tipos de arremessos

  • Ponto (Point): Quando a bocha foi arremessada com a intenção de se aproximar o mais perto possível do bolim;
  • Bocha carregada (Portée): Quando a bocha foi arremessada no ar, formando um arco parabólico, com o mesmo objetivo da bocha point;
  • “Bochada” (Tir): É quando a bocha é arremessada no ar, em arco parabólico, com o objetivo e deslocar outra bocha (da própria equipe ou do adversário).

Historia e curiosidades

Bocha é um jogo de origem italiana, e sua história remonta à época do império romano. Como curiosidade, era conhecido originalmente como “boccie”. É disputado daquela época até os dias de hoje, por jogadores de todas as idades. No Brasil, o jogo foi trazido pelos imigrantes italianos, e sua popularidade foi se espalhando rapidamente por todo o país.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*