Goleiro de handebol – Regras aplicadas | O que é permitido

goleiro-handebol-o-que-é-permitido

Entre os sete jogadores que compõem um time de handebol, há um componente em especial que desperta muitas dúvidas quanto as regras a ele aplicada: o goleiro.

Uma das principais regras do handebol é que os jogadores toquem na bola apenas com as mãos. Entretanto, essa regra não se aplica ao goleiro: é o único jogador que pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, inclusive com os pés, desde que esteja dentro do perímetro da área do gol.



É permitido ao goleiro de handebol que saia da área

O goleiro de handebol pode movimentar-se pela quadra e jogar em qualquer posição. Entretanto, a partir do momento em que deixa a área do gol, passa a ser submetido às mesmas regras aplicadas aos demais jogadores, ou seja: só poderá tocar a bola com as mãos.

Recuando a bola

Os jogadores podem recuar a bola para o goleiro apenas nos casos em que o mesmo não esteja dentro do perímetro da área do gol; caso esteja, não poderá recebe-la, estando sujeito a penalidade. É permitido ao goleiro que marque um gol proveniente de um tiro de meta, realizado de dentro de sua área.

O que não é permitido – Penalidades

Assim como os demais jogadores, o goleiro de handebol também está a sujeito a cometer infrações. A seguir, listaremos as principais infrações que podem ser cometidas pelo mesmo:



– Se a bola estiver em jogo e fora da área de gol, não é permitido ao goleiro que encoste ou puxe a mesma para si, independente se estiver parada ou em movimento;

– Sair da área do gol em momento no qual esteja com a posse de bola;

– Caso o goleiro tenha optado por sair da área de gol para jogar como um jogador de linha, ao retornar à posição original, não deverá estar com a posse da bola;

– Assim como qualquer outro jogador, são proibidos movimentos ou passes que coloquem o jogador adversário em posição perigosa;

– Durante a execução de um tiro de sete metros, o goleiro deverá permanecer dentro do perímetro da área de quatro metros, até que a bola não esteja mais nas mãos do jogador adversário.

Conheça outras regras do handebol

Tem mais alguma dúvida sobre as regras do handebol? Consulte a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes: