Quadra de handebol – Medidas e especificações oficiais

quadra-de-handebol

As medidas oficiais de uma quadra de handebol são de 40 metros de comprimento (chamados de linhas laterais) por 20 metros de largura (linhas de fundo). Apresenta vários elementos e medidas que devem ser respeitados, os quais serão descritos a seguir

Elementos de uma quadra de handebol

A quadra de handebol é caracterizada pelos seguintes elementos:



  • Balizas;
  • Zona de segurança;
  • Linhas demarcatórias das áreas;
  • Área de gol;
  • Linha de tiro livre;
  • Linha de 7 metros;
  • Linha de limitação do goleiro;
  • Linha central da quadra de handebol;
  • Zona de substituição.

As balizas

As balizas estão localizadas na área central da linha de fundo, fixadas ao chão da quadra. Também conhecidas como traves, apresentam 3 metros de largura por 2 metros de altura. Possuem duas pequenas estruturas que se projetam para dentro das mesmas, servindo como suportes para a rede, além de atuarem no equilíbrio do conjunto.

As balizas apresentam um perfil circular, com 80 milímetros de diâmetro. São pintadas em cores contrastantes (geralmente uma combinação de branco com alguma cor viva), dispostas em faixas horizontais.

As faces anteriores das balizas devem estar alinhadas com a extremidade anterior da faixa de demarcação da linha do gol.



Zona de segurança da quadra de handebol

Ao redor da quadra de handebol, pode ser observada uma área de segurança, cuja largura deve obedecer no mínimo 1 metro (linha lateral) e 2 metros (linha de fundo).

Linhas demarcatórias das áreas

As linhas que demarcam as áreas da quadra de handebol são pintadas em cores contrastantes com as do chão. De acordo com as especificações, as linhas devem apresentar 5 centímetros de largura, exceto as da linha do gol, que devem ter 8 centímetros.

Área do gol

A área do gol é demarcada por uma linha de 3 metros, localizada logo afrente da baliza. Esta linha está localizada paralelamente à linha do gol, a uma distância de 6 metros. Também se caracteriza por outros dois elementos, representando 2/4 de uma circunferência com um raio de 6 metros a partir da baliza. Esses elementos tem a função de conectar a linha de 3 metros com a linha de fundo.

Linha de tiro livre (linha de 9 metros)

Também conhecida como linha de 9 metros, a linha de tiro livre é demarcada por uma linha tracejada, que se localiza a uma distância de 3 metros da linha do gol. Cada segmento de linha tracejada mede 150 milímetros de comprimento, assim como os espaços entre si.

Linha de 7 metros da quadra de handebol

A linha de 7 metros se localiza paralelamente à linha do gol, a uma distância de 7 metros. É marcada no piso da quadra de handebol e mede 1 metro de comprimento. Essa linha é uma referência para as cobranças de tiro de 7 metros.

Linha de limitação do goleiro

A linha de limitação do goleiro se localiza paralelamente com a linha de fundo, a uma distância de 4 metros da mesma, possuindo 150 milímetros de comprimento. Caso ultrapasse essa linha, o goleiro estará sujeito as mesmas regras dos jogadores de linha, tanto no manejo da bola quanto nas penalidades.

Linha central da quadra de handebol

A linha central está posicionada no eixo da quadra de handebol, dividindo-a ao meio. Faz uma espécie de interligação as laterais da mesma. A partida é iniciada a partir dali.

Zona de substituição

A zona de substituição parte da linha central da quadra de handebol, estendendo-se por 4,5 metros para cada lado, totalizando 9 metros no total. Apresenta um avanço de 150 milímetros para o lado de dentro da quadra e mais 150 para o lado de fora.

No caso de substituição dos jogadores, as trocas só podem ser realizadas nessa área, sendo que cada time deverá utilizar do seu lado da quadra.

Conheça outras regras do handebol

Tem mais alguma dúvida sobre as regras do handebol? Consulte a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes:

 

Gostou de aprender sobre as medidas e especificações de uma quadra de handebol? Compartilhe!