Regras do Badminton – história, sets, petéca – Como jogar

regras-do-badminton

O Badminton é um jogo antigo de origem europeia, que está ganhando adeptos muito rapidamente no Brasil. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre as regras do badminton.

Regras do badminton

Badminton é um jogo de raquete que pode ser jogado por duas (simples) ou quatro pessoas (duplas). Uma peteca, geralmente feita de cortiça e penas, sobre uma rede alta que divide a quadra demarcada. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca caia no chão do lado oposto da rede. O badminton tem suas raízes no antigo “tamborete e peteca”.



A raquete

A raquete de badminton é leve e feita de madeira ou metal. O peso varia normalmente entre 110 a 140g.

peteca-raquete

A peteca

A peteca tradicional de badminton é geralmente feita de 14-15 penas fixadas em uma base de cortiça. Entretanto, o uso de náilon e plástico em sua composição é permitido pelas associações. Pelas regras do badminton, o peso da peteca deve ser entre 4,73 e 5,50 g.



A quadra

O jogo pode se desenvolver em quadra descoberta, mas o ideal mesmo é que seja coberta onde não ocorram correntes de ar. O chão da quadra deve ser de material antiderrapante, e usualmente é feito de madeira. A quadra deve ser retangular, com medidas de 13×6 metros.

As marcas devem ser indicadas por faixas brancas, amarelas ou alguma outra cor facilmente identificável. Essas linhas devem ser bem demarcadas em toda a extensão da quadra, para delimitar suas dimensões.

Paredes

O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de um metro do’ fim da quadra até as paredes laterais, e de um metro e meio para as paredes de fundo.

Ventilação

Não deve ser usado nenhum sistema de ventilação especial que possa movimentar o ar, o que atrapalharia o jogo.

A rede

A rede é feita de corda com fios na medida 5/8 e 3/4 de polegadas (2.54 cm). Deve ter uma trama bem forte e ficar bem esticada, de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes. Os postes são fixados na superfície da quadra na altura das linhas externas, e devem ser suficientemente rígidos para suportar toda a tensão da rede.



Pelas regras do badminton, a rede deve permanecer a uma distancia de 1,55m do chão. Se a ela forem fixados por suportes fora da área da quadra, um fino poste ou uma tira de pano deve ser presa no centro da linha de divisão, verticalmente, até a parte superior da rede.

Arbitragem

O árbitro é o único juiz da partida, que fiscalizará o jogo de acordo com as regras do badminton. Ele pode nomear juízes de serviço e de linha. Se a partida tem um juiz suplementar, os jogadores devem se dirigir a ele em caso de contagem de pontos.

Uniforme

É branco e normalmente consiste em uma camisa, shorts, meias curtas e tênis.

Duração da partida

O jogo deve ser contínuo. De acordo com as regras do badminton, quando um dos jogadores ou duplas atingirem os primeiros 11 pontos, será concedido um tempo de 1 minuto para descanso, em todos os games. Nos intervalos entre games, o tempo de descanso é de 2 minutos.

quadra

Mudança de lado

Os jogadores trocam de lado na quadra depois de cada geme e durante o terceiro gama quando o jogador que estiver ganhando atingir oito pontos (num gama de quinze pontos); seis (num gama de onze pontos); e onze (num gama de vinte e um).

Faltas

São infrações que fazem parar a partida:

Se quem estiver dando o saque comete a falta, o serviço passa para o lado oposto. Se, pelo contrário, quem cometer a falta for o jogador que não estiver com o serviço, este último ganha pontos.

Faltas em saque

Pelas regras do badminton, é considerado falta quando, em serviço:

  • A peteca for rebatida acima do nível da cintura;
  • A cabeça da raquete não estiver completamente abaixo do nível da mão que segura a raquete;
  • Ambos os pés de quem está servindo não estiverem em contato com o chão;
  • Quando é feito um movimento falso;
  • O recebedor não estiver no lado correto da quadra;
  • O recebedor se movimentar antes que a peteca seja batida.

Faltas gerais

Também é falta quando:

  • A peteca cai fora da linha da quadra;
  • A peteca vai de encontro à rede;
  • O jogador é golpeado em uma das partes do seu corpo pela peteca;
  • O jogador rebate duas vezes a peteca que foi atirada;
  • O Jogador e seu parceiro lançam (ou rebatem) em golpes sucessivos;
  • A peteca é recebida antes de ter atravessado a rede;
  • O Jogador toca a rede quando a peteca está em jogo;
  • O jogador obstrui seu adversário.

Lets

A “deixa” é permitida em uma partida sem que isso venha a alterar o placar. O servidor reinicia o geme sacando novamente para o mesmo lado da quadra. A “deixa” é dada pelo juiz sem que os jogadores peçam.

Individual

A “deixa” nas partidas individuais ocorre quando o que está dando o saque serve no lado errado da quadra, ou seu adversário recebe o serviço enquanto está no lado da quadra, mas somente quando o jogador que recebe a jogada errada está ganhando a partida.

individual

Pelas regras do badminton, se ele perde, a marcação permanece a mesma. A marcação também permanece se o erro não é percebido antes do próximo serviço. O let ainda é usado se quem serve e quem recebe cometem faltas no mesmo momento, ou se a peteca cai na rede após ter passado por ela.

Duplas

Regras do badminton semelhantes para o let são utilizadas nos jogos de duplas. Um let é aceito se o jogador ganha ponto após servir fora de vez ou para o campo errado.

Contagem de pontos

Somente o lado que está dando o saque é que pode conquistar o ponto. Pelas regras do badminton, as partidas são disputadas em três games. O jogador ou dupla que conquistar dois sets é considerado o vencedor. A partida vai até os 21 pontos.

Em caso de empate nos 20 pontos, vencerá quem conquistar mais dois pontos, totalizando 22. O vencedor do primeiro game iniciará o saque no game seguinte, jogando do outro lado da quadra, seguindo as regras do badminton.

Saque

saque

Para se decidir quem dará o saque, faz-se com que a raquete seja rodopiada e caia em cara” ou “coroa” (lados da raquete). Quem ganhar tem o direito de escolher o saque ou o lado da quadra. No início de um jogo de duplas, os dois lados decidem quem irá dar o saque e quem irá recebê-lo.

Simples

O lado a ser servido é decidido pela contagem do servidor – se for par, o lado direito da quadra será usado; se for ímpar será usado o lado esquerdo. Se o game está Set, a marca que se levará em conta será o total de pontos ganhos pelo servidor. O movimento do jogo será feito servindo a parte da quadra diagonalmente oposta ao sacador.

Duplas

Nas duplas, os princípios do serviço são mais complicados: se o que serve faz o primeiro ponto, ele então, serve para o lado esquerdo da quadra do seu oponente, do seu próprio lado esquerdo. O oponente que não fez o primeiro ponto agora se torna o recebedor.

De acordo com as regras do badminton, quando o saque é perdido, ele passa para o adversário que estava no lado direito da quadra no começo da partida. Depois que o serviço provoca a mudança dos lados, no começo de cada game, o lado receptor precisa ganhar duas partidas para se recuperar.

duplas-badminton

O primeiro adversário a servir  pode usar as duas partes da quadra até que ele perca a vez. Então, seu parceiro o procede, servindo da parte da quadra por ele ocupada no começo da jogada perdida. Ele serve, alternadamente, das quadras até que ele perca a vez. O serviço passa então pela rede, e ambos os pares servem.

Historia do badminton

A origem do badminton data do século XIX, na Inglaterra. O nome desse esporta é baseado na Badminton House,

badminton-house
Badminton House

propriedade do duque de Beaufots, onde supostamente ocorreu o primeiro jogo de Badminton.

Com a popularidade crescente do jogo, o Badminton foi se discriminando pela Europa e posteriormente para o resto do mundo. Hoje em dia, o badminton possui muitos apreciadores, especialmente na Ásia, onde se encontram os maiores competidores.

Nos anos 1990 o badminton começou a ser considerado nos jogos olímpicos, onde a primeira partida oficial ocorreu nas olimpíadas de 1992 em Barcelona.

No Brasil, a entidade que regula as competições e faz valer as regras do badminton é a Federação Brasileira de Badminton, enquanto que internacionalmente, a entidade responsável é a Badminton World Federation (BWF).

 

Gostou desse artigo sobre as regras do badminton? Compartilhe!



Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*