Regras do beisebol – Posições, arremessos, rebatidas – Baseball

O beisebol é um dos jogos mais populares e praticados nos Estados Unidos, entretanto, tem ganhado muitos adeptos ao redor do mundo nos últimos anos. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre as regras do beisebol.

Regras do beisebol

O beisebol é jogado por dois times, cada um com nove jogadores, que tentam marcar um maior número de pontos que seus oponentes. Em cada período de ataque, os jogadores procuram fazer o circuito das bases tantas vezes quantas forem possíveis.

Contudo, quando o time que está na defesa consegue desalojar três adversários, todo o time que estava no ataque passa para a defesa; e o que estava na defesa passa para o ataque.

Esta é uma curiosidade do beisebol: cada time tem a sua hora de atacar e a sua hora de defender.

Campo

Seguindo as regras do beisebol, o campo de jogo é composto pelo infield (campo de dentro), o jardineiro interno de terra batida, também chamado de diamond (diamente) e pelo outfield (campo de fora) ou jardineiro externo.

O jardineiro interno é a área demarcada pelas quatro bases. O externo é a área fora destes limites, demarcada pela extensão das quatro foul-lines. A base principal (borne base) é uma placa de borracha branca de cinco lados.

As outras três bases são marcadas por sacos de lona branca. O lugar do arremessador (pitcher) é marcado por uma placa de borracha branca retangular, geralmente colocada numa pequena elevação feita no terreno.

campo-beisebol

 

Uniformes

Todos os jogadores do time devem usar uniforme colorido, sem qualquer emblema que possa ser confundido com a bola e sem qualquer metal polido. Devem também usar a numeração necessária.

Pelas regras do beisebol cada jardineiro pode usar uma luva de couro. Somente os pinos normais podem ser usados na sola dos sapatos especiais, tanto na biqueira como no calcanhar, apenas para dar mais equilíbrio aos jogadores.

Equipamentos de segurança exigidos

Pelas regras do beisebol os jogadores do time que estiver atacando devem utilizar o capacete por motivos de segurança, pois geralmente correm entre as bases sem nem mesmo olhar para a bola, o que poderia causar um acidente.

Os receptores devem usar luvas oficiais de beisebol, para que possam agarrar a bola de maneira precisa e segura para as mãos. Também deve utilizar um capacete apropriado, com uma máscara feita de uma espécie de “grade” de metal. Além disso, o receptor deve utilizar um peitilho, que consiste em uma proteção para as regiões do tórax e abdômen.

receptor

O taco

O taco de beisebol é de madeira, com acabamento liso. Não deve ter mais que 7 cm de diâmetro em qualquer ponto. Pode sofrer algum acabamento na empunhadura, para facilitar a aderência. Deve pesar entre 850 e 1000 gramas.

Bola de beisebol

A bola pesa de 140 a 160 gramas. Feita com centro de cortiça revestida com uma camada grossa de borracha dura, enrolada com fios de lã e coberta com duas tiras de couro branco, costuradas uma à outra e de acordo com as regras do beisebol.

taco-beisebol

Jogadores

Os jogadores de defesa dividem-se em:

  • Arremessador (Pitcher)
  • Receptor (Catcher)
  • Primeira base (First baseman)
  • Segunda base (Second baseman)
  • Terceira base (Third baseman)
  • Interbases (Shortstop)
  • Jardineiro esquerdo (Left fielder)
  • Jardineiro central (Center fielder)
  • Jardineiro direito (Right fielder)

O rebatedor é o jogador de ataque. Após rebater a bola, passa a ser o corredor (runner) da partida. Seu objetivo é ganhar a maior quantidade de bases através de suas rebatidas.

Início da partida

Começando o jogo, o time visitante ataca durante a primeira metade do primeiro tempo (ou inning; o jogo é composto de nove innings, ou nove tempos). A primeira metade de um tempo é chamada de the top, e a segunda metade, de bottom.

Antes de os jogadores entrarem em campo, o juiz deve examinar se este está corretamente marcado e se o equipamento dos jogadores está de acordo com as regras do beisebol. O juiz também deve receber do clube mandante do jogo algumas bolas de beisebol novas, a serem usadas na partida.

De acordo com as regras do beisebol, o técnico do clube mandante é quem diz, antes do início do jogo, se o tempo está bom para a prática do beisebol. Uma vez iniciado o jogo, é o juiz quem decide se a partida deve ser interrompida e recomeçada em seguida, adiada etc.

Arremesso

Pelas regras do beisebol, o arremessador só pode fazer oito lançamentos para treinar, antes de começar a jogar ou substituir um companheiro. Ele só poderá arremessar a bola se estiver devidamente colocado dentro dos retângulos que marcam sua posição (ver ilustrações).

Ele pode lançar a bola para uma base, contanto que ponha um pé naquela direção. Antes do arremesso, ele só pode esfregar a bola entre as mãos. Qualquer tentativa de”lustrá-la” na roupa, de molhar a bola com saliva ou com qualquer substância estranha, e até de esfregá-la no chão, é considerada um insulto.

Qualquer violação das regras do beisebol leva à desclassificação. O arremessador não pode jogar a bola diretamente ao rebatedor. E também não deve atrasar o jogo e deve arremessar a bola vinte segundos depois de tê-la recebido.

arremesso-beisebol

Rebatendo

Cada jogador do time atacante toma seu lugar no retângulo de “rebatimento”, na sequência que o técnico do time tiver escalado na lista que entregou ao juiz. Pelas regras do beisebol o rebatedor deve ter seus pés sempre dentro do retângulo demarcado no chão.

Ele tenta marcar pontos acertando na bola que lhe for lançada pelo arremessador. A zona de strike é uma área sobre a placa demarcada no chão (ver ilustração strike zone), por onde deve passar a bola lançada pelo arremessador e na qual o rebatedor tem que procurar acertá-la.

É um retângulo imaginário, de 48,18 cm de largura e cujo comprimento vai da axila aos joelhos do rebatedor.

regras-do-beisebol-rebatida

Strike

De acordo com as regras do beisebol o strike é marcado pelo juiz quando:

  • O rebatedor acerta a bola fora da zona de strike;
  • Quando tenta rebater a bola dentro da zona e não acerta;
  • Quando rebate a bola para um lugar não permitido pelo regulamento, tendo menos de dois strikes contra ele.

Strike Out

O strike out é marcado quando o rebatedor sofre três strikes. Nesse caso, o rebatedor somente é eliminado se o terceiro strike sofrido for pego pelo receptor em pleno voo, ou se um corredor estiver na primeira base com menos de dois jogadores eliminados.

“bola”

É um lançamento do arremessador que passa fora da zona de strike e não é rebatido. Depois de “quatro bolas” assim, o rebatedor pode voltar à primeira base.

Corredor

De acordo com as regras do beisebol o rebatedor torna-se um corredor quando:

  • Acerta a bola em direção ao território permitido;
  • Quando andou em quatro bolas arremessadas;
  • Quando é atingido por um lançamento ou se o apanhador perde um terceiro strike.

Tagging up

Um corredor pode sair de uma base numa bola alta, que não chegou a bater no chão, somente depois que a bola foi apanhada ou tocar a luva do jardineiro.

Se ele tiver deixado a base antes disso, deve voltar e tocá-la. Se a bola for devolvida à base antes que ele tenha chegado, é forçado a sair do jogo.

corredor

Falta

Pelas regras do beisebol, o arremessador comete uma falta se:

  • Faz um lançamento ilegal, por exemplo, com seu pé fora da placa de lançamento;
  • Finge que vai lançar a bola e não o faz;
  • Falha em pôr um pé na direção da base à qual remete o lançamento;
  • Faz um lançamento quando não está olhando de frente para o rebatedor;
  • Atrasa a jogada ou faz qualquer movimento com segundas intenções;
  • Deixa cair a bola durante o movimento de arremesso;
  • Arremessa quando o apanhador não está na posição.

Uma falta dessas permite a qualquer dos corredores andar para a base seguinte. Um corredor também pode avançar uma base quando um lançamento mais forte manda a bola para a arquibancada ou quando um lançamento ultrapassa o apanhador e vai para cima do juiz.

Colocando rebatedores para fora

De acordo com as regras do beisebol, um rebatedor está fora quando:

  • Acerta a bola e ela é alcançada no voo pelo jardineiro, mesmo se for apanhada no território proibido;
  • Quando, num terceiro strike, tenta bater de leve e por baixo da bola, e ela vai para território proibido;
  • Se não consegue fazer três strikes, contento que o apanhador consiga pegar o terceiro strike ou a primeira base estiver ocupada e haja menos de dois jogadores fora;
  • Se ele acerta a bola, de forma que ela possa ser alcançada no campo chamado de jardineiro interno quando há menos de dois jogadores fora e corredores na primeira e segunda bases ou na primeira, segunda e terceira bases;
  • Quando ele é tocado pela bola ao tentar acertar um terceiro strike;
  • Quando um corredor é atingido por uma bola rebatida pelo taco;
  • Quando o juiz conclui que um espectador impediu que um jardineiro pegasse uma bola voadora;
  • Se o rebatedor, deliberadamente, bater duas vezes na bola; ou se ele obstrui ou atrapalha um jardineiro.

Colocando corredores para fora

Um corredor está fora quando:

  • Um jardineiro consegue fazer com que a bola toque em seu corpo e ele não estiver em contato físico com uma base;
  • Ele se afasta mais que 66 cm das linhas do campo para evitar ser tocado pela bola;
  • Um jardineiro toca a base com a bola antes que ele chegue à mesma base.

Duração da partida

Um jogo dura um número especifico de tempos. Os profissionais americanos jogam nove tempos. Um tempo só é completado depois que cada time ataca. Um meio tempo é completado quando três jogadores do lado atacante ficam de fora, isto é, erram os strikes. Pelas regras do beisebol, caso haja empate depois dos nove tempos, tempos extras são jogados até que haja um vencedor.

Juízes – gerindo as regras do beisebol

Quando possível, existem quatro juízes para gerir as regras do beisebol. O juiz da base principal, que deve usar, equipamento de proteção, fica atrás do apanhador, especificamente para opinar nos strikes, isto é, na tentativa do rebatedor em bater na bola, mas também o juiz supremo para todas as decisões, apoiado pelas regras do beisebol.

Os outros juízes ficam perto da primeira, segunda e terceira bases para julgar se um jogador chega corretamente até os sacos de lona. Há também o juiz encarregado dos detalhes estatísticos da partida.

Quando o juiz suspende a partida, diz, ‘tempo’; quando recomeça, diz, “jogo” cinco minutos antes do inicio da partida, o juiz deve receber os nomes dos jogadores de cada time que vão atacar, em qualquer ordem, e com cópia.

O juiz guarda uma cópia e passa a outra para o técnico do time adversário. Os jogadores do time mandante tomam então suas posições defensivas, o rebatedor vai para o seu lugar, e, em seguida ao grito de “jogo”, a partida começa. Pelas regras do beisebol, o time atacante pode ter dois técnicos no banco de reservas que, no beisebol, é chamado de “pente”.

 

MLBMLB

Principal liga de beisebol em termos mundiais é a Major League Baseball (MLB), formada pelos maiores times da América do Norte. Rege os campeonatos e regras do beisebol, sendo uma das principais entidades esportivas dos Estados Unidos.

Gostou desse artigo sobre as regras do beisebol? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*