Regras do Futebol Americano | Como jogar | NFL | Touchdown

regras-do-futebol-americano

O futebol americano é um dos esportes mais cultuados e praticados nos Estados Unidos. Nesse artigo, você aprenderá tudo sobre as regras do futebol americano.

Regras do futebol americano

No futebol americano, dois times com onze jogadores tentam marcar pontos chutando ou colocando a bola para além da linha de gol do adversário, de acordo com as regras. O time vencedor é aquele que marcar o maior número de pontos.



O campo

A área compreendida entra as linhas de fundo e as linhas laterais é o campo de Jogo. O campo é dividido por linhas paralelas, distantes entre si por 5 jardas (4,57 m) entre um gol e outro. Estas são interceptadas por linhas interiores pequenas, colocadas à distância de 70 pés e 9 polegadas (21.50 m) da cada linha lateral. Entre as linhas interiores há marcas colocadas em intervalos de 1 jarda (91,4 em).

Todas as medidas são consideradas a partir da extremidade interior das linhas. As linhas de fundo e es linhas laterais estão tora dos limites do campo; as linhas de gol estão nas áreas de gol (linha, de fundo). Bancos ou obstáculos rígidos só são permitidos pelas regras do futebol americano a uma distância de 5 jardas (4,57 m) das linhas laterais.

campo



Juízes

Têm funções individuais, mas são igualmente responsáveis pela assinalação e marcação das faltas. Todos usam uniformes que incluem um boné com visor branco e carregam uma bandeirinha ou um apito.

Times

Cada time tem onze jogadores, um dos quais é o capitão. O máximo de jogadores uniformizados para cada lado é de quarenta.

Substituições

De acordo com as regras do futebol americano, é permitido um número ilimitado de substituições, mas o reserva só pode entrar em campo quando a bola estiver parada (não em jogo).

Jogadores desclassificados, ou os que necessitam de mais tempo do que o permitido para se recuperar de uma contusão, devem ser substituídos. Os jogadores devem deixar o campo pela linha de fundo do seu lado.

Início da partida

Os capitães fazem o sorteio trinta minutos antes do início, para saber quem dá a saída ou defende o gol. Na segunda metade, invertem-se as posições. Os gols são trocados ao final do primeiro e do terceiro períodos, mas a posse e a posição relativa da bola permanecem as mesmas.



O jogo se inicia sobre ou entre as linhas interiores, com um chute (tiro livre) da:

  • Linha de 35 jardas (31,99 m), no começo de cada meio tempo, ou depois de um gol de campo ou de uma tentativa para um ponto extra;
  • Da linha de 20 jardas (18,28m), depois de um safety (quando a bola é impulsionada pela linha de gol pelo próprio time que a detém),.

Chutes

Pels regras do futebol americano, os chutes podem ser efetuados das seguintes maneiras:

  • Um “tee” (dispositivo de madeira para manter a bola em posição) pode ser usado;
  • Outro jogador pode manter a bola em posição para o chute.

Voleio

Um voleio, quando a bola não toca o chão e ainda está no ar, só é permitido da linha de 20 jardas (1828 m) e em seguida a um safety. Na hora do chute todos os jogadores devem estar dentro dos limites de jogo.

O time que chuta (exceto o chutador e o jogador que mantém a bola em posição) deve estar atrás da bola; o adversário deve estar a pelo menos 10 jardas (9,14 m) de distância. A bola deve atravessar a linha do adversário, a menos que seja tocada por um adversário.

Ela não deve ir para fora de jogo. Pelas regras do futebol americano, depois de um chute inicial ou de um tiro livre, se um adversário ganha a posse da bola, pode avançar com ela. Se o time que chutar ganha a posse, a bola fica parada, e deve ser recolocada em jogo do ponto em que ela foi legalmente apanhada.

Bola de futebol americano

bola-futebol-americano

A bola consiste de uma câmara de borracha na forma de uma elipse, coberta por couro. Seguindo as regras do futebol americano, a bola mede de 28 a 29cm e pesa entre 396 e 425 gramas.

Uniforme

Pelas regras do futebol americano, cada, jogador usa:

  • Capacete feito de plástico ou da couro, com proteção facial feita de plástico moldado ou inquebrável, com quinas redondas, ou de arame coberto de borracha, regulamentado de acordo com as regras do futebol americano;
  • Camisa de malha com as cores da equipe, e que não pode ser semelhante à cor da bola. Os números, de pelo menos 20cm em de altura no peito de 25cm de altura nas costas (os extremas são numerados de 80 a 89; os médios, de 70 a 79; os guardas de 60 a 69; os centers, de 50 a 59; os beques de 10 a 49, de acordo com as regras do futebol americano.);
  • Acolchoamento no peito e nos ombros;
  • Protetores de costelas e de rins;
  • Calças, protetor abaixo da linha da cintura, acolchoamento nas coxas, protetor de canelas, chuteiras leves.

uniformes

Duração da partida

O tempo real de jogo é de sessenta minutos, divididos em quatro quartos, dos quais dois perfazem um meio tempo. O tempo de jogo exclui as paralisações e outras interrupções.

Há um intervalo de dois minutos entre os períodos de cada meio tempo. Para descanso, existe o intervalo de quinze minutos entre os meios tempos. Só o jogador que vai substituir um outro é que pode entrar no campo de jogo.

Prorrogação

Se o jogo termina empatado, joga-se mais um período de quinze minutos. Neste caso, a saída é determinada por sorteio. O jogo é vencido pelo time que primeiro marcar na prorrogação (o jogo então termina imediatamente). Se nenhum marcar, o empate persiste.

Pedidos de tempo

Cada time pode pedir três tempos em cada meio tempo. Um pedido de tempo dura um minuto e meio. Além disso, cada time tem direito a mais três minutos para reparar o equipamento.

Não é contado um tempo para um time, caso um seu jogador esteja machucado, a menos que: ele permaneça no campo; receba tratamento não autorizado; a contusão ocorra nos últimos dois minutos do meio tempo; um jogador fale com o treinador junto à lateral.

As regras do futebol americano determinam que apenas o capitão pode pedir o tempo. Nos últimos dois minutos de jogo permite-se um quarto pedido de tempo apenas para a retirada de um jogador machucado.

Pedidos subsequentes de tempo por contusão são penalizados com 5 jardas (4,57m1. As mesmas condições prevalecem para os últimos dois minutos do primeiro tempo se o marcador está empatado ou se o time que tem a posse da bola está perdendo.

Como jogar futebol americano

Pelas regras do futebol americano, os jogadores podem chutar, lançar ou carregar a bola, dentro das regras do futebol americano, tais como o número de passes à frente permitidos. Eles não podem golpear ou esmurrar:

  • Uma bola livre para a linha de gol do adversário;
  • Uma bola livre para uma linha de fundo;
  • A bola quando ela estiver na posse de um jogador.

Um passe pelo ar pode ser golpeado para qualquer direção pelo time que se defende. Mas o time que ataca só pode golpear a bola para evitar que o outro a intercepte. Se um jogador de posse da bola tocar, o chão com qualquer parte do seu corpo (exceto as mãos e os pés), a bola fica ‘morta”.

O time que está de posse da bola tem trinta segundos para repô-la em jogo. Um “down” é o período de jogo que começa no momento em que a bola é colocada em jogo e que termina quando a bola fica ‘morta” (fica fora de jogo).

A “briga”

Cada time forma uma linha com pelo menos sete jogadores, de cada lado da bola e paralela à linha de gol. A linha de briga” para cada time é uma linha que passa pela extremidade da bola e o mais próximo da própria linha de gol.  A área entre as linhas de “briga” é a zona neutra.

O restante dos jogadores do time, exceto o que recebe o snap, deve ficar pelo menos 1 jarda (91,4 cm) atrás da linha de “briga”. O snap é um passe para trás, por debaixo das pernas de um jogador que está na linha de “briga”, e que põe a bola em jogo.

briga

O snap deve ser feito numa ação rápida e continua. O jogador que executa o snap não pode escorregar suas mãos pela bola antes de agarrá-la, nem mover os pés ou levantar as mãos até depois do snap. Seguindo as regras do futebol americano, os outros jogadores devem ficar parados até que o snap seja completado.

Nenhum jogador pode entrar na zona neutra ou dirigir-se para a linha de gol do adversário durante um enap. O snap deve ser feito para um jogador (quarterback) que não está na linha de “briga” a menos que a bola toque o chão. Neste caso, o jogo continua como depois de qualquer passe para trás.

Avançando com a bola

Quando um time tem a posse da bola, tem quatro downs para avançar com a bola 10 jardas (9,14 m) até a linha mais próxima ou em direção à linha de gol do adversário.

Se o time consegue avançar esta distância tendo ainda a posse da bola, ele tem mais quatro downs. Se o time não avança as 10 jardas (9.14 m), a bola passa para a posse do adversário no ponto em que ficar “morta” (fora de Jogo).

Impedimento

De acordo com as regras do futebol americano qualquer jogador, exceto o snapper, é considerado fora de jogo se qualquer parte de seu corpo estiver além da linha de ‘briga’ ou de um tiro livre quando a bola for colocada em jogo.

Touchdown (Pontuação – 6 pontos)

O touchdown é a maior pontuação conquistada no futebol americano. Ocorre quando um jogador carrega a bola e atravessa a linha de gol do adversário, ou recupera uma bola livre sobre ou atrás da linha de gol do adversário.

touchdown

Ponto extra (1 ponto)

Depois de um touchdown, o time que marcou pode tentar um ponto extra (adicional) a partir de uma ‘briga” cobrada entre as linhas internas ou pelo menos a 2 jardas (1,83m) da linha de gol do adversário.

O ponto pode ser marcado com um chute, outro touchdown ou um gol contra (safety). Logo que o adversário toca a bola, segundo as regras do futebol americano ela fica ‘morta”.

Gol de campo (3 pontos)

Pelas regras do futebol americano, o gol de campo ocorre quando um jogador chuta a bola através do gol adversário, sem que ela toque o campo ou qualquer um dos seus companheiros de time, depois d uma ‘briga’. Tanto pode ser um chute de bola parada ou com ela quicando.

Ou também de um tiro livre depois de uma ‘pegada correta” Pelas regras do futebol americano, depois de uma tentativa de gol de campo não convertida, a bola volta à linha de ‘briga”, ou à linha de 20 Jardas (113,28m), para a que estiver mais distante da linha de gol.

Gol contra (safety -2 pontos)

Ocorre quando um time impulsiona a bola para a sua própria área de fundo, e ela fica “morta” em sua posse ou fora de jogo além da sua linha de gol. Também ocorre se o time com a bola comete uma falta atrás da sua linha de gol.

Faltas

De acordo com as regras do futebol americano, 0s jogadores não podem:

  • Usar seus punhos, chutar ou dar Joelhadas nos adversário;
  • Atingir cabeça, o rosto ou o pescoço do adversário com o lado do corpo, as costas, o calcanhar ou os punhos, ou com a testa, os cotovelos ou com as mãos fechadas;
  • Bloquear um adversário e atingi-lo abaixo dos ombros com a testa ou os cotovelos;
  • Atingir um adversário acima dos Joelhos com um chute, ou atingir um adversário abaixo dos Joelhos ou dar-lhe uma rasteira;
  • “Carregar” contra um jogador que está obviamente fora de Jogo, ou atirar-se sobre um Jogador caído ou sobre o que estava com a bola depois que ela ficar morta” (amontoando-se sobre ele);
  • Agarrar a proteção do rosto do adversário.

Faltas pelo time atacado

Ainda pelas regras do futebol americano, um jogador do time atacado não pode:

  • Usar as palmas das mãos acima dos ombros do adversário, exceto quando de uma carga inicial em determinada linha, ou deliberadamente correr contra o chutador, ou atirar quem estiver com a bola ao chão quando ela já está morta;
  • Correr sobre um lançador depois que a bola deixou as suas mãos. Um jogador com a bola não pode avançar depois que qualquer parte do seu corpo (com exceção das mãos e dos pés) tocar o chão. Os Jogadores não podem se comportar de uma maneira antidesportiva e em desacordo com as regras do futebol americano.

Penalidades

As infrações são punidas com uma ou com a combinação das seguintes penalidades:

  • Perda de um down quando um time perde um dos seus downs;
  • Perda de jardas, quando o time punido dá ao outro 5, 10 ou 15 Jardas (uma falta feita pelo time atacante pode ser punida pela perda de mais Jardas do que o time que se defende;

Segundo as regras do futebol americano, um time pode também ser punido por infrações cometidas por seus treinadores, que também podem ser desclassificados.

Campeonatos de futebol americano

Nos Estados Unidos, país onde existem os maiores times de futebol americano do mundo, existem 32 times oficiais, participantes da National Football League (NFL), uma das quatro principais ligas esportivas do país.

Super Bowl

O Super Bowl consiste no último jogo do campeonato de futebol americano nos Estados Unidos, que decide o campeão do ano. Acontece desde 1967 e é o evento esportivo de maior audiência no país, apresentando a publicidade mais cara do mundo.

Gostou desse artigo sobre as regras do futebol americano? Compartilhe!



Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*