Regras do Tênis – Como jogar, pontuações, tie-break – história

Já ouviu falar de tie-break? Sabe quantos games compõem um set? Neste artigo, você aprenderá tudo sobre as regras do tênis.

Regras do tênis

O tênis é um Jogo de raquete em que jogador (simples) ou duplas (pares) competem entre si. O jogo se desenvolve em uma quadra dividida por uma rede. O objetivo é fazer com que a bota atravesse a rede de tal forma que caia dentro do campo do adversário de onde possa ser rebatida.



A quadra

A superfície pode ser de grama, uma variedade de asfalto, madeira, concreto poroso, ou outra composição. É marcada com linhas brancas. As linhas também marcam os limites da quadra. Suas dimensões são de 23,77 metros de comprimento por 8,23 de largura para partidas de um contra um, sendo que para partidas em duplas, a largura passa a ser de 10,97 metros, diferenciação exigida pelas regras do tênis.

A rede é presa a dois postes cobertos com fita branca. O seu centro é mantido na posição vertical por uma correia firmemente presa ao chão. De acordo com as regras do tênis a altura da rede deve ser de 91,5 centímetros e pode ser ajustada por uma manivela presa em um dos postes.

quadra-tênis



Jogadores

Normalmente, homens jogam contra homens e mulheres contra mulheres, exceto em duplas mistas, quando disputam pares de ambos os lados.

Uniforme

Por tradição, as camisas e os shorts dos homens e as saias e blusas, das mulheres (ou vestidos) são brancos, embora em certos torneios sejam permitidas roupas coloridas. Meias brancas e tênis completam o uniforme.

Tempo de duração

De acordo com as regras do tênis a partida é dividida em três sets, vencendo o jogador ou dupla que conquistar dois sets. Cada set é dividido em games, e ganha o jogador que conquistar seis games, com no mínimo dois games de diferença contra seu oponente.

O jogo nunca é interrompido para que um dos jogadores se refaça ou receba instruções. O árbitro pode suspender a partida indefinidamente se fatores, como o barulho causado pela assistência, estiverem afetando a partida.

Caso ocorra empate em 5×5, o primeiro jogador a conquistar 7 games vence o set. Entretanto, caso ocorra um empate de 6×6, é disputado o tie-break.



Tie-break

No tie-break vence o primeiro tenista a conquistar os 7 pontos com no mínimo 2 pontos de vantagem. Caso ocorra empate de 6×6, os tenistas continuam jogando até que um deles abra uma vantagem de dois pontos sobre o outro.

Raquetes

Tem estrutura de madeira ou metal. Uma raquete de tênis geralmente pesa entre 350 e 400g.

bola-raquete

Bolas de tênis

Devem ser brancas ou amarelas de borracha, forradas com flanela. Devem pesar entre 56.70 g e 58.47g.

Arbitragem

Consiste de um árbitro assistido por um juiz de rede, um juiz de linha e um juiz de faltas.

Contagem

A partida é marcada em gamas (jogos) e sets. Em cada game o jogador começa de zero. Pelas regras do tênis seu primeiro ponto vale 15, seu segundo mais 15 (marcando 30) e seu terceiro 10 (marcando 40), e seu quarto ponto marca o fim e a vitória do game, a menos que haja a deuce, que é chamado de marcação “40-all”.

Após fazer a deuce, o próximo ponto ganho é marcado como vantagem para o jogador que o conquistou, e a partir do próximo ponto, ele vence o game. Pode ser que o seu adversário compense essa vantagem, então a marcação volta a deuce, e assim por diante até o fim do game.

O primeiro jogador a fazer seis games ganha a partida, a menos que cada jogador já tenha feito cinco games; então, de acordo com as regras do tênis, a partida continua até que um dos jogadores esteja com dois games de vantagem.

Serviço

Pelas regras do tênis, o serviço deverá ser feito da seguinte maneira: no instante de começar a servir, o sacador deverá estar com ambos os pés apoiados atrás da linha de base, isto é, mais longe da rede do que a linha de base, e entre a continuação imaginária da marca do centro e a linha lateral.

O sacador então deverá lançar a bola para o alto, e, antes que ela toque o chão, batê-la com a raquete, sendo considerado o serviço completo no momento do impacto da raquete com a bola. A partir do momento em que fez menção de servir, o sacador não poderá mudar sua posição andando ou correndo, nem tocar com nenhum dos pés nenhuma área além daquela que fica por trás da linha de fundo e antes da linha lateral.

Não é considerado falta se a bola toca a rede mas cai dentro do campo oposto. Isso passa a se constituir uma “deixa” e o serviço deve ser feito novamente. A “deixa” acontece, também, se a bola é sacada antes que o recebedor esteja preparado.

partida

Para um bom saque, a bola precisa atravessar a rede e cair dentro do campo diagonalmente oposto. As linhas de limite fazem parte da área. Se o servidor ou o saque infringir alguma regra é marcada a falta. Um segundo serviço é, então, permitido pelas regras do tênis: se se cometer outra falta, então o jogador perde ponto.

O sacador não poderá nunca dar o saque antes de o recebedor estar “pronto”. Se este tentar devolver o serviço, será considerado como estando pronto. Caso o recebedor demonstre que não está pronto, poderá reclamar uma falta, e a próxima jogada passa a ser sua.

Mudança de lado

Os jogadores trocam de lado ao término do primeiro e terceiro games. A mudança de lado no fim de um set ocorre sempre que a soma da contagem seja ímpar, ou após cada série, a não ser que a soma dos games deste set seja par, quando se espera mais um gamo para fazer a virada.

Perda do ponto

De acordo com as regras do tênis, um ponto é perdido quando o jogador:

  1. Não devolver a bola por sobre a rede, antes que ela toque duas vezes o solo de seu lado;
  2. Retornar a bola em jogo de modo que eia bata em qualquer parte fora da quadra do adversário;
  3. Se o jogador rebater a bola e não conseguir devolvê-la corretamente, mesmo estando colocado fora da quadra;
  4. Se o jogador tocar ou bater na bola em jogo com sua raquete mais de uma vez (dois toques ou condução);
  5. Se o jogador ou sua raquete (que esteja na sua mão ou não) ou qualquer coisa, que ele use ou carregue, tocar a rede, fita, cinta, postes, corda ou cabo metálico, ou a quadra do oponente durante qualquer tempo em que a bola esteja em jogo;
  6. Se o jogador rebater a bola antes de ela ter passado a rede;
  7. Se a bola em jogo tocar no jogador ou qualquer coisa que use ou carregue, com exceção da raquete;
  8. Se o jogador atirar a raquete e conseguir bater na bola.

Jogo de duplas

Para o jogo de duplas, as regras do tênis regem que a quadra seja é mais larga do que para o jogo simples, como citado anteriormente. As linhas laterais que ficam entre as linhas de serviço são chamadas de linhas laterais de serviço. Exceto para a ordem de serviço, são usadas as mesmas regras que as de jogadas simples. No vídeo abaixo podemos observar algumas dicas para partidas em dupla.

Ordem de serviço

Seguindo as regras do tênis, a ordem de serviço deve ser decidida no começo de cada set conforme segue: a dupla que deve servir no primeiro gamo de cada série decide qual dos parceiros é o primeiro a servir e os oponentes decidem igualmente para o segundo jogo. O parceiro do jogador que serviu no game serve no 3°; o parceiro do que serviu no 2°, será no 4° e assim por diante, sempre na mesma ordem para os games seguintes no set.

Ordem do recebedor

A sequência do recebimento do serviço é decidida no começo de cada ser conforme seguindo as regras do tênis: a dupla que deve receber o serviço no 1° game decide qual o parceiro recebe o primeiro serviço, e o parceiro continua a receber o primeiro serviço em todo o game durante o set.

Os adversários da mesma forma decidem qual o parceiro que recebe o primeiro serviço no 2° game, e este parceiro continua a receber o primeiro serviço durante o resto do set. Os parceiros recebem o serviço alternadamente durante todo o game.

A história do tênis

O tênis  é um esporte originário da Inglaterra, datado do século XIX. As partidas eram populares na Europa e eram disputadas em locais fechados. O primeiro torneio de tênis foi realizado em Londres em 1877, chamado de Torneio de Wimbledon.

O tênis foi oficialmente considerado um esporte olímpico em 1988 nas olimpíadas de Seul. Internacionalmente, a regulação das partidas e regras do tênis são de responsabilidade da International Tennis Federation.

Existem hoje quatro grandes e conhecidos torneios oficiais de tênis:

Gostou desse artigo sobre as regras do tênis? Compartilhe!



Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*