Regras do vôlei – Fundamentos, faltas, jogadas – Voleibol

O vôlei é um dos esportes mais queridos e praticados no Brasil. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre as regras do vôlei.

Regras do vôlei

O vôlei é jogado por um time composto de seis jogadores para cada lado. O objetivo é lançar a bola por sobre a rede, fazendo com que ela caia no campo adversário de tal forma que o time não tenha condições de devolvê-la, nem de impedir que ela caia ao chão. As regras do vôlei determinam que nenhuma parte do corpo abaixo da cintura poderá ser usado para movimentar a bola.

Quadra

A quadra de vôlei inclui as linhas de demarcação que devem ser nítidas para que possam ser assinaladas as bolas que caem do lado de fora. As linhas de ataque se estendem indefinidamente além das linhas laterais. Segundo as regras do vôlei a rede terá 1 m de largura por 9.50 m de comprimento, com malhas de 10 cm e uma bainha de pano branco, com 5 cm de largura, cosida na borda superior, através da qual passará um cabo flexível.

É obrigatório o uso do cabo flexível para manter a rede esticada. Altura da rede será de 2,43 m para equipes masculinas e 2,24 m para equipes femininas, medida no centro da quadra. Na extremidade da rede será permitido um excesso de, no máximo, 2 cm além da altura regulamentar.

Faixas laterais e pestes de sustentações, sobre as bordas da rede, perpendicularmente às linhas laterais, devem ser colocadas faixas móveis, de tecido branco com 5 cm de largura. Os postes de sustentação da rede devem estar colocados a 50 cm, pelo menos, das linhas laterais, e não devem dificultar a arbitragem.

quadra-de-vôlei

Uniforme

Os jogadores usarão shorts e camisetas nas cores dos seus times, com números na camiseta, de 15 cm de altura por 2 cm de largura sobre o peito e nas costas. Poderão ser usados agasalhos numerados. As cores serão padronizadas, entretanto, o único jogador a usar um uniforme de cor diferente é o líbero.

O calçado deve ser leve, borracha ou couro, e sem salto. Os jogadores poderão conseguir permissão para jogarem descalços. É proibido aos atletas o uso de qualquer objeto que possa causar lesões durante o jogo.

Líbero

O líbero é um jogador que atua apenas no fundo da quadra, e diferencia-se dos demais pela cor diferente do uniforme. O líbero não pode sacar nem finalizar uma jogada de ataque se a bola estiver acima da rede. Entretanto, pode bloquear, mas somente quando localizado na primeira linha (posição 4).

Arbitragem

O jogo é controlado por um primeiro juiz, um segundo juiz, um apontador e dois fiscais de linha, responsáveis por regerem as regras do vôlei . Nas competições internacionais e interestaduais é conveniente o uso de quatro fiscais de linha.

Oficiais do time

Os técnicos, dirigentes e capitães são responsáveis pela disciplina de suas equipes. O técnico, durante as interrupções do jogo, tem o direito de solicitar tempo para o descanso da equipe. Pode também pedir a substituição de atletas. Durante o tempo para descanso, ele pode falar aos atletas, mas sem entrar na quadra.

Durante o jogo, os técnicos, atletas e dirigentes não podem contestar as decisões dos juízes. O capitão da equipe é o único atleta que pode dirigir-se aos árbitros e somente durante as interrupções do jogo.

Posicionamento

No momento em que for iniciar a partida na hora do saque, os jogadores deverão estar nas posições correspondentes. Mas uma vez lançada a bola, eles poderão se movimentar para qualquer lugar, dentro dos limites do seu campo (do seu lado da rede).

Posições-jogadores

A equipe que sacar com atleta fora de ordem de rotação registrada na súmula, ou com qualquer outro erro de posição, incorre em falta, e essa equipe perderá todos os seus pontos obtidos durante a falta. Na mudança de saque, o rodízio da equipe deverá ser feito sempre no sentido do movimento dos ponteiros do relógio.

A ordem de rotação deverá permanecer constante em cada set as equipes podem modificar sua constituição ou mudar a posição de seus atletas, com a condição de comunicar essas trocas ao apontador sempre antes do começo do set.

A bola

É esférica, composta de um invólucro de couro flexível de cor uniforme, tendo no seu interior uma câmara de ar de borracha ou material similar. Circunferência de 65 a 67 cm. Peso de 250 a 280 g.

Toque de bola

Pelas regras do vôlei , cada time deverá tocar a bola até três vezes antes de devolvê-la por sobre a rede para o campo oposto. A bola pode tocar simultaneamente duas ou mais partes do corpo, da cintura para cima, sem ficar retida.

Se um atleta tocar a bola ou for por ela tocado, considera-se um toque de bola. Um atleta que tocar a bola duas vezes seguidas, com qualquer parte do corpo da cintura para cima, sem que o outro intervenha entre esses toques, será punido por “dois toques”. Exceção: bloqueio.

Quando a bola fica retida momentaneamente nas mãos ou nos braços de um atleta ou é por ele acompanhada”, empurrada ” ou “carregada”, ela é considerada “presa”.

Toque de bola entre jogadores

Se dois adversários tocam simultaneamente a bola sobre a rede, considera-se pelas regras do vôlei que quem a tocou por último foi o atleta do lado contrário a direção tomada por ela. Assim a equipe sobre cujo lado a bola se projeta tem direito aos três toques, dados por quaisquer de seus atletas.

passe

Se dois atletas da mesma equipe tocam simultaneamente a bola, pelas regras do vôlei o lance será válido, mas serão considerados dois toques distintos (exceto no bloqueio). Quando dois atletas da mesma equipe tomam parte numa jogada conjunta em que a bola somente é tocada por um deles, considera-se um só toque.

Quando dois adversários cometem simultaneamente falta, a jogada é anulada disputando-se novamente o ponto. A bola que toca na rede entre as faixas verticais pode ser recuperada, exceto no saque, e desde que o atleta não toque a rede. Pelas regras do vôlei, a bola será considerada fora de jogo quando tocar o chão ou qualquer outro objeto fora da quadra.

Bloqueio

O bloqueio consiste em tentar deter o ataque do adversário, depois do toque de bola por este último, com qualquer parte do corpo acima da cintura. Considera-se como tentativa de bloqueio quando qualquer atleta nas imediações da rede coloca uma ou duas mãos acima do bordo superior.

O bloqueio só é considerado pelas regras do vôlei quando a bola é tocada por um ou mais atletas. Um atleta que efetue um bloqueio no curso do qual a bola é tocada, tem direito de efetuar o segundo toque de bola; entretanto, seguindo as regras do vôlei, tal toque deverá ser considerado como segundo. Se a bola toca um ou mais atletas que fazem o bloqueio, isso será considerado como um só toque, mesmo não sendo simultâneo.

bloqueio

Os atletas da defesa não podem efetuar o bloqueio, mas podem recuperar a bola a qualquer distância dos bloqueadores. É permitida a passagem das mãos sobre a rede por um ou mais bloqueadores. Contudo, os bloqueadores não devem tocar a bola sobre a quadra adversária, antes que o ataque contrário seja efetuado.

Depois de efetuado o bloqueio, se as mãos em função do movimento ultrapassarem a rede não haverá falta. Se dois adversários tocam simultaneamente a bola por sobre a rede, o jogador cujo time não recebe a bola quando ela cai é considerado como se tivesse dado o último toque. Haverá falta dupla se a bola for segura.

Substituição

Cada time tem direito de fazer seis substituições em cada set, mas somente quando a bola estiver parada (jogo parado) e através a solicitação do técnico ou capitão. Ao solicitar, o capitão ou técnico de equipe indicará ao segundo arbitro o atleta que vai entrar e o que vai sair.

Enquanto não estiverem no jogo os substitutos deverão sentar-se ao lado técnicos do lado oposto ao primeiro árbitro; eles poderão se aquecer fora da área de jogo, desde que voltem ao seu lugar correto.

Um tempo de descanso é gasto com alguma demora na substituição; se o time já tiver utilizado todos os seus tempos de descanso, perde a sua vez de servir ou perde pontos. De acordo com as regras do vôlei um atleta que inicia um set pode ser substituído por qualquer reserva, mas apenas uma vez e pode voltar ao jogo no mesmo set, unicamente no lugar de quem o substituiu e em caráter definitivo.

Regras para substituição

De acordo com as regras do vôlei , o substituto somente poderá ceder seu lugar ao atleta a quem substituiu, e se o fizer não poderá retornar à quadra no mesmo set, a menos que a sua equipe fique incompleta devido a um acidente de um companheiro e não mais dispuser de substituições regulamentares.

Nessas condições ele poderá substituí-lo em qualquer posição. Se uma falta for cometida após seis substituições, o jogador que fez a falta deverá ser substituído. Se após seis substituições um jogador for expulso, o time perde esse sei mas continua com a mesma marca de pontos. Após ter-se realizado a substituição, a partida se reiniciará imediatamente. Durante uma substituição, não é permitido que ninguém fale com os jogadores na quadra.

Jogadores de defesa

Pelas regras do vôlei, um atleta da defesa não pode atacar na zona de ataque, pode, porém, encontrando-se ali, devolver a bola diretamente á quadra adversária sempre que ela não esteja acima da rede no momento em que a tocar. Atrás da linha de ataque, os jogadores poderão usar de qualquer meio dentro das regras do vôlei para fazer com que a bola passe para o campo oposto.

defesa

Duração

Nas competições internacionais, a partida é decidida em 5 sets.

Intervalos

Pelas regras do vôlei são permitidos entre os sets: dois minutos para os três primeiros intervalos e até cinco minutos entre o quarto e o quinto set. São permitidos até três minutos no caso de contusão de um atleta. Se fatores externos como mau tempo, falta de energia elétrica, etc., interromper o jogo, observa-se o seguinte:

  • Se tiver prosseguimento na mesma quadra depois de uma ou várias interrupções de no máximo quatro horas, o resultado do sei interrompido será mantido, prosseguindo o jogo normalmente;
  • Se tiver prosseguimento em outro local, dentro do prazo de quatro horas, o resultado do ser interrompido será anulado, mantendo-se os resultados dos sets já disputados. A partida prosseguirá com os mesmos atletas observadas as mesmas condições iniciais do set anulado;
  • Se o prazo de quatro horas for ultrapassado, a partida será anulada e jogada novamente em qualquer local que venha a ser escolhido por quem de direito. Quando se tratar de jogo regional, será decidido conforme a regulamentação das regras do vôlei.

Escolha de lado de quadra

Antes de se iniciar a partida, os capitães disputarão “cara ou coroa” (moeda) para ver quem servirá primeiro, e de que lado da quadra ficará cada time. Seguindo as regras do vôlei, os times trocarão de lado a cada final de ser, exceto se for o set decisivo, quando o primeiro juiz procederá a novo sorteio, nas mesmas condições do anterior. No set decisivo, os times trocam de quadra automaticamente, quando um dos lados faz oito pontos.

Contagem

Se um time falhar no retorno correto da bola, por sobre a rede, a falta é marcada contra ele. Se o time que recebeu a falta é o que está dando o saque, ele perde esse serviço. De acordo com as regras do vôlei, se o time que recebeu a falta não é o que está servindo, o time servidor ganha um ponto. Somente os times que estão servindo marcam pontos.

Um set é ganho quando um dos times faz quinze pontos, com dois pontos de diferença, no mínimo, sobre time adversário. Se o jogo está 14 x 14, ele continua até que um dos times tenha dois pontos de liderança sobre o outro.

O saque

Após o apito do árbitro, o jogador no canto do fundo à direita deve pôr a bola em jogo. O saque, então, é dado por um atleta da defesa direita, que deve jogar a bola ao alto e golpeá-la com uma das mãos (aberta ou fechada) ou com qualquer parte do braço, fazendo com que ela passe por cima da rede, para o outro lado da quadra.

Para isso, o atleta deve colocar-se na zona de saque e, quando tocar a bola, será considerado saque executado. No saque a bola deve ser golpeada depois de lançada ao ar, ou depois de solta pelo atleta, sendo proibido golpeá-la quando ainda estiver na outra mão.

saque-vôlei

De acordo com as regras do vôlei o atleta depois de ter sacado, pode pisar dentro da quadra ou sobre a linha de fundo, pois quando golpeou a bola, estava com o corpo atrás da linha de fundo e dentro da zona de saque.

Se a bola cai ao solo depois de ter sido lançada ao ar ou solta, sem que o sacador a toque, o saque deve ser repetido. Todavia, o primeiro árbitro não deve permitir que o jogo seja retardado por este recurso.

O saque é correto se a bola passa por cima da rede sem tocá-la e entre as duas faixas laterais que limitam o seu comprimento. O saque deve ser executado imediatamente após a autorização do primeiro árbitro. Se um atleta o efetua antes da autorização, será anulado e executado novamente.

Faltas de saque

Pelas regras do vôlei , serão consideradas faltas de saque se a bola:

  • Tocar a rede;
  • Passar por baixo da rede;
  • Passar por fora das faixas laterais que limitam o comprimento da rede;
  • Tocar um atleta da equipe que está sacando ou qualquer objeto antes de ser recebida pelo adversário;
  • Cair fora dos limites da quadra.

Um mesmo atleta continuará sacando até que sua equipe cometa uma falta assinalada por um dos árbitros. Então, o serviço passará para o time adversário. Um novo set é iniciado pelo time que não estava servindo no set anterior, mas a bola deverá ser servida pelo jogador certo.

Regras do vôlei – Desclassificação

Má conduta por parte dos jogadores, substitutos ou técnicos, desobediência às regras do vôlei, pode implicar em desclassificação no set ou na partida.

Tempos (de descanso)

Pelas regras do vôlei, em cada set poderão ser solicitados dois tempos de 30 segundos, mas somente quando o jogo estiver interrompido. Os dois tempos para descanso podem ser solicitados consecutivamente pela mesma equipe.

Um tempo para descanso da equipe pode ser seguido imediatamente de uma substituição, desta ou da adversária. Durante os tempos para descanso é proibido aos atletas abandonarem a quadra ou conversar com qualquer pessoa, excetuando o técnico.

Se for solicitado um terceiro tempo por uma das equipes, no mesmo set, este será recusado e o capitão ou o técnico que o solicitou será advertido. Se, apesar da advertência, for solicitado novamente, será marcada uma falta.

No Brasil

No Brasil, a entidade que fiscaliza e rege as regras do vôlei é a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

 

Gostou desse artigo sobre as regras do vôlei? Compartilhe!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*