Substituição no Handebol – Quando acontecem e quais as regras

quantas-substituições-podem-ser-feitas-no-handebol

Assim como no futebol, os jogadores também podem contar com a possibilidade da substituição no handebol durante uma partida. A quantidade de substituições é ilimitada, sendo que os técnicos dos times podem realiza-las sem a necessidade de comunicar previamente ao juiz.

Embora as substituições no handebol sejam ilimitadas, um time pode conter no máximo 14 jogadores, sendo sete em jogo (incluindo o goleiro) e mais sete na reserva.



Zona de substituição da quadra

Entretanto, a troca de jogadores deve ser realizada na zona de substituição, demarcada por uma linha e localizada no centro da quadra de handebol. A partir do eixo da mesma, contam-se 7,5 metros para cada lado, totalizando 15 metros de área de substituição.

substituição-no-handebol

É importante destacar que o jogador que estiver entrando em jogo, antes de adentrar na quadra, espere que o jogador que estiver sendo substituído saia da mesma. Caso não cumpra essa regra, o jogador será penalizado, ficando de fora da partida por em 2 minutos.



Outras regras de substituição no handebol

Diferente da maioria dos esportes, segundo as regras do handebol um jogador que já tenha sido substituído pode voltar posteriormente ao jogo. Outra diferença notória é que uma substituição pode ocorrer a qualquer momento da partida, seja com a bola parada ou em jogo.

Conheça outras regras do handebol

Tem mais alguma dúvida sobre as regras do handebol? Consulte a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes:

 

Gostou de aprender sobre as regras da substituição no handebol? Compartilhe!