Tudo Sobre Tênis de Mesa | Regras e História | Como Jogar Ping Pong

tênis-de-mesa

O tênis de mesa – também conhecido como ping-pong – é um esporte que pode ser disputado por dois jogadores ou duas duplas. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre a história, fundamentos, curiosidades e tudo sobre as regras do tênis de mesa.

Como jogar ping pong (tênis de mesa)

O objetivo do jogo de tênis de mesa é rebater a bola (utilizando-se das raquetes) para o campo do jogador adversário sem tocar a rede, fazendo-a pingar pelo menos uma vez na mesa, sem que ele tenha chances de rebatê-la de volta.

A mesa e a rede

A mesa utilizada para as partidas de tênis de mesa é feita de madeira e pintada em cor escura (para que contraste com a bola branca). A mesa é em formato retangular, medindo 1,52 metros de largura por 2,74 de comprimento, com uma linha branca de cerca de 3 milímetros de largura dividindo-a ao meio. A face superior da mesa deve estar a 76 centímetros do chão.

mesa

Para que uma mesa esteja apta a ser utilizada numa partida de tênis de mesa, ela deve passar pelo seguinte teste: a bola é solta de uma altura de 30 centímetros da mesa e, ao pingar na mesa, deve subir pelo menos a 22 centímetros de altura.

A rede é posicionada no meio da mesa e é fixada nas laterais da mesma por meio de suportes metálicos. Apresenta 15 centímetros de altura, e excede o limite da mesa em 15 centímetros de cada lado.

Raquete

A raquete de tênis de mesa é confeccionada em madeira rígida e leve. Apresenta superfície plana, que pode ser revestida por uma fina camada de borracha, desde que não ultrapasse os 2 milímetros de espessura. Esses revestimentos devem ser na cor preta em uma face da raquete e vermelha na outra.

Entretanto, não é permitido que haja nenhum tipo de revestimento na região que se destina a empunhadura da raquete.

A raquete pode ser empunhada como um de tênis convencional, entretanto, com o polegar encostado na área emborrachada. Outra maneira de empunhar a raquete é conhecida como “caneta”, onde o jogador empunha a raquete como se estivesse segurando uma caneta

raquete-bola

A bola

A bola de tênis de mesa apresenta uma circunferência de 40 milímetros e pesa cerca de 2,5 gramas. É confeccionada em plástico e pode ser branca ou amarela.

Regras do tênis de mesa

Uma partida de tênis de mesa é disputada em cinco sets (campeonatos nacionais) ou sete sets (campeonatos mundiais), que terminam quando um dos jogadores alcança os 11 pontos. Em caso de empate no 10×10, vence o jogador que abrir uma diferença de dois pontos para o outro.

A escolha do saque inicial e do lado da mesa que cada jogador ocupará é decidido na sorte, geralmente no cara ou coroa. Pelas regras do tênis de mesa, cada jogador tem o direito de realizar dois saques consecutivos, independente de pontuação. Quando um set termina, os jogadores ou duplas trocam de lado na mesa.

ping-pong

Pontuação

No tênis de mesa, o jogador pode ganhar a pontuação quando o adversário:

  • Realiza um saque de maneira errada;
  • Deixa de rebater a bola após a mesma pingar pelo menos uma vez em seu campo;
  • Encosta a mão na mesa no meio da partida;
  • Deixa a bola encostar na rede;
  • Sacar a bola para fora da linha de fundo sem que a mesma tenha pingado no campo;
  • Deixar a bola pingar mais de uma vez em eu campo.
  • Saque na vez de seu companheiro de equipe (num jogo de duplas).

Técnicas de jogo do tênis de mesa

Saque

Segura-se a bola com a mão que estiver livre, jogando-a para cima e, quando iniciar o movimento de retorno, é rebatida com a raquete em direção ao campo do adversário. Antes que atinja a bola, a raquete deverá permanecer atrás da borda da mesa. Nas partidas disputadas em dupla, o primeiro saque deve ser direcionado para o lado direito do campo e, em seguida, ser rebatida em direção diagonal ao lado oposto.

Struck

É quando a bola é rebatida a face da raquete virada para baixo.

Let

É quando a bola sai de jogo sem que seja validado um ponto. Caracteriza-se um let quando:

  • A bola é rebatida e toca a rede ou seus suportes de fixação;
  • Quando acontece algum incidente ou ocorrência que tire a concentração de um dos jogadores, fazendo com que o mesmo cometa um erro;
  • Se a bola quebra no decorrer da partida.

regras-do-tenis-de-mesa

Aceleração da partida

Caso o jogo não termine em um tempo de 10 minutos, é realizado o procedimento de aceleração da partida. Esse sistema determina que, caso nenhum dos jogadores conquiste pelo menos 9 pontos dentro desse período, os próximos 13 retornos satisfatórios realizados pelo jogador recebedor do saque será computado como o ponto vencedor.

A história do tênis de mesa

O tênis de mesa foi criado por volta do século XIX na Inglaterra. Inicialmente, as “raquetes” eram pequenos pedaços de tábua sem revestimento e, por conta do barulho ao rebater a bola, o esporte ficou conhecido como ping-pong. Foi criado como uma alternativa ao tênis convencional, com a finalidade de ser jogado em ambientes pequenos e fechados.

Com a crescente popularidade do esporte, no início do século XX um entusiasta inglês em viagem aos Estados Unidos conheceu uma empresa que fabricava bolas em celuloide, e supôs que aquelas bolinhas poderiam ser ideais para a prática do tênis de mesa.ittf

Entretanto, com a popularidade do jogo pela Europa, acabou por ficar conhecido oficialmente por tênis de mesa, pois em 1901 uma empresa inglesa registrou uma marca relacionada ao esporte com esse nome. A partir desse mesmo ano, começaram a ser organizados os campeonatos de tênis de mesa e, em 1926, foi fundada a International Table Tennis Federation (ITTF).

Curiosidades – O tênis de mesa dos jogos olímpicos

Foi a partir das Olimpíadas de Seul de 1988 que o tênis de mesa passou a ser considerado um esporte olímpico.  Até o ano 2000, as bolas de tênis de mesa oficiais apresentavam uma circunferência de 38 milímetros.

Entretanto, a partir do próximo ano, tal medida passou a ser de 40 milímetros, pois com isso a penetração aerodinâmica da bola seria dificultada, com o objetivo de diminuir sua velocidade e tornar a partida um pouco mais lenta. Tal modificação foi realizada com o intuito de facilitar que os espectadores da partida consigam enxergar a bola, para que o esporte ganhe mais audiência.

Gostou desse artigo sobre como jogar tênis de mesa? Compartilhe!

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*