Tiro de 7 metros no handebol – Quais são as regras para sua execução

tiro-de-7-metros-no-handebol

No handebol, o tiro de 7 metros é a infração máxima que pode ser cometida por um jogador, como se fosse um pênalti no futebol. Apresentaremos a seguir as regras a serem seguidas em sua aplicação e cobrança.

Quando é marcado um tiro de 7 metros?

Durante uma disputa de bola, é permitido que se bloqueie o jogador oponente utilizando o próprio corpo. No caso de falta (que acontece por conta de alguma agressão física ou verbal, assim como empurrões e puxões), o juiz paralisa a partida.



Se a falta em questão tiver sido cometida no momento de um contra-ataque, no qual o único elemento entre o jogador que a sofreu e o gol seja o goleiro adversário, o árbitro poderá marcar um tiro de 7 metros a favor do time que estiver sofrendo a falta, mesmo que o jogador esteja em seu campo defensivo.

A penalidade máxima também é aplicada quando um jogador sofre a falta no momento em que estiver preparando um arremesso em direção ao gol, independente da quantidade de jogadores a sua volta.

Posicionamento dos jogadores durante a cobrança

Após sofrer a falta, o jogador realiza um tiro ao gol numa distância de sete metros, delimitada pela chamada “linha de 7 metros”, demarcada no chão da quadra. Antes do arremesso, o jogador não poderá ultrapassar e nem pisar nessa linha, sob pena de ser desclassificado.



Os companheiros de time do jogador que estiver cobrando a falta deverão permanecer atrás da linha de nove metros, demarcada no chão da quadra, até o momento em que o tiro de 7 metros seja executado.

Durante a cobrança, os jogadores do time adversário deverão permanecer a uma distância de no mínimo da linha de 7 metros, posicionando-se anteriormente à linha de 9 metros.

Cobrança do tiro de 7 metros

O tiro de 7 metros deverá ser realizado em direção ao gol e em menos de 3 segundos após a autorização do juiz. Em caso de rebote por parte do goleiro, o jogador que cobrou a falta e seus companheiros de time só poderão tocar novamente a bola após a mesma ter sido tocada por um jogador do time adversário. Caso a bola tenha batido na trave, os jogadores do time cobrador estarão autorizados a tocá-la.

Conheça outras regras do handebol

Tem mais alguma dúvida sobre as regras do handebol? Consulte a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes: