Tiro de meta no handebol – Quando acontece e quais as regras

tiro-de-meta-no-handebol

O tiro de meta no handebol é realizado pelo goleiro, e é concedido por algumas situações específicas. A seguir, descreveremos as regras que caracterizam o marcação e execução da cobrança.

Quando acontece o tiro de meta no handebol?

O tiro de meta no handebol é realizado não apenas por ações realizadas pelo goleiro, mas também por violações cometidas pelos jogadores do time adversário.



Ações por parte do goleiro

Caso um jogador do time adversário arremesse a bola em direção ao gol e o goleiro, em caráter de defesa, desvie a bola para fora da linha de fundo, o arbitro concederá o tiro de meta. Essa é uma diferença notória com relação ao tiro de meta no handebol e futebol.

Outra situação que caracteriza a cobrança: quando a bola é controlada pelo goleiro dentro do perímetro da área do gol, ou mesmo deixou que a mesma permanecesse ali parada.

Violações cometidas por jogadores adversários

Quando um jogador do time adversário invadir a área do gol do time oponente de posse de bola, ou permanecer parado no perímetro da área mesmo sem bola (a procura de uma eventual vantagem), o árbitro concederá tiro de meta para o time prejudicado.



A cobrança também é concedida quando a bola sai pela linha de fundo. Caso o último toque na bola tenha sido ocasionado por um jogador do time adversário, fica caracterizado o tiro de meta em favor do time atacado. Se o último toque tiver sido de um jogador do time defensor, será caracterizado um escanteio.

Cobrança do tiro de meta no handebol

O tiro de meta no handebol é cobrado sem a necessidade do apito do árbitro. É considerado realizado a partir do momento em que a bola cruza a linha que delimita a área do gol.

Quanto ao posicionamento dos jogadores do time adversário, estes podem permanecer em qualquer local da quadra, desde que permaneçam do lado de fora da área do gol, podendo tocar na bola imediatamente a partir do momento em que a mesma cruze a linha.

Conheça outras regras do handebol

Tem mais alguma dúvida sobre as regras do handebol? Consulte a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes:

 

Gostou de conhecer as regras do handebol? Compartilhe!