Toques de bola no voleibol – Quantos são permitidos?

toques-de-bola-no-voleibol

O voleibol é sem dúvidas um dos esportes mais populares e praticados no Brasil e no mundo. Conhecido por seu dinamismo e velocidade, é bastante apreciado por homens e mulheres de todas as idades. Entretanto, muitos iniciantes tem uma dúvida em comum: afinal, são permitidos quantos toques de bola no voleibol?

Quantos toques de bola são permitidos no voleibol?

Segundo as regras do voleibol, é permitido a cada time que toque a bola até três vezes consecutivas por jogada, sendo o último toque direcionado para o lado oposto da quadra, ocupada pela equipe adversária.



Caso a bola seja bloqueada por um jogador adversário, sendo redirecionada para o time atacante, o mesmo voltará a ter o direito de realizar até três toques na bola.

É importante salientar que, estando o time sob ataque, o bloqueio não é contabilizado como um dos três toques. Por exemplo: se um jogador toca na bola durante um bloqueio e, em seguida, a mesma é direcionada para o seu próprio campo, seus companheiros de equipe terão o direito de realizar os três toques.

Penalizações por toques de bola

Pelas regras do voleibol, é considerado falta por toque de bola quando:



  • Caso um dos times ultrapasse o limite máximo de três toques consecutivos na bola;
  • Um jogador toca a bola mais de uma vez seguida.

Em ambos os casos, a partida é paralisada e o juiz aplica uma falta. A equipe adversária ganha um ponto, e o direito de posse de bola, iniciando uma nova jogada.

 

Gostou de aprender sobre as regras do voleibol? Compartilhe!