Regras do handebol – Tudo Sobre os Fundamentos e História – Resumo

O handebol é um esporte rápido e dinâmico, originalmente praticado apenas por mulheres. Entretanto, com sua crescente popularidade, passou a ganhar muitos adeptos masculinos, o que acabou por transformá-lo em um os esportes coletivos mais populares da atualidade. Nesse artigo você irá aprender tudo sobre as regras e história do handebol em um resumo completo.

Regras do handebol

O handebol é jogado em uma quadra de 40×20 metros, semelhante a uma quadra de futebol. A duração de uma partida é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada uma.

O handebol se diferencia do futebol principalmente por um fator: nesse jogo, a bola só pode ser tocada com as mãos. Entretanto, o goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com o pé ao realizar uma defesa. O objetivo do handebol é passar pelo adversário, driblando-o para então arremessar a bola ao gol.

Os times são compostos por sete jogadores, sendo que um deles é o goleiro. Quando o jogador estiver de posse da bola, este pode dar apenas três passos, devendo realizar um passe em seguida. Entretanto, se estiver quicando a bola no chão (como num jogo de basquete) o jogador poderá dar mais do que os três passos com a bola, mantendo-a em jogo.

Durante uma disputa de bola, é permitido que se bloqueie o jogador oponente utilizando o próprio corpo. No caso de falta (que acontece por conta de alguma agressão física ou verbal, assim como empurrões e puxões), o juiz paralisa a partida. Em seguida, a falta é cobrada pelo jogador, que realiza um tiro ao gol numa distância de sete metros. Seria algo semelhante a um pênalti.

Bola

Uma bola oficial de handebol masculino apresenta uma um diâmetro de 59 centímetros, pesando cerca de 450 gramas. Já uma bola destinada à categoria feminina mede cerca de 55 centímetros de diâmetro e pesa cerca de 350 gramas.

Origem

O handebol é um esporte criado na Alemanha, datando do século XIX. Atualmente, as competições e regras do handebol são regidas pela Federação Internacional de Handebol (IHF), sendo a responsável por promover o esporte e organizar os campeonatos olímpicos.

Gostou desse resumo sobre as regras do handebol? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*