Tudo Sobre Squash | Regras do Esporte | Curiosidades | Resumo

squash

O squash é um jogo disputado em uma quadra fechada, utilizando raquetes. O objetivo do jogo de squash é manter a bola em constante movimento, rebatendo-a contra a parede. Após tocar a parede, a bola deve direcionar-se em direção ao jogador oponente. Nesse artigo apresentaremos tudo sobre o jogo, suas regras, história, como jogar e curiosidades do esporte em um resumo completo.

Quadra de squash

Uma quadra oficial de squash é formada por uma parede frontal, uma à esquerda e outra à direita, todas brancas. Atrás dos jogadores, a parede é de vidro. Na parede defronte aos jogadores, que é aonde a bola será rebatida, existem linhas de demarcação, geralmente vermelhas.

quadra-squash

Regras do squash

Como explicado anteriormente, na parede defronte aos jogadores existem três linhas demarcadas. A linha mais baixa está posicionada a 48 centímetros de distância do chão. Ao rebater a bola, esta não deve acertar a parede na área abaixo dessa linha. Caso isso ocorra, é descontado 1 ponto do jogador.

A segunda linha, acima da primeira, posiciona-se a 1,78 metros de distância do chão. Entre essa linha e a primeira (de 48 centímetros) forma-se uma área de 1,30 metros. Essa região simula uma rede de tênis, portanto, a bola também não deve ser rebatida ali, o que levaria o jogador a perder 1 ponto.

A terceira e última linha é posicionada a uma distância de 4,5 metros de altura do chão. O jogador deve rebater a bola na região entre a segunda e terceira linha (uma área de 2,72 metros de altura). Caso a bola rebata acima da terceira linha, o jogador também perde um ponto.

Pontuação – Como jogar squash

Uma partida de squash é disputada em 5 sets de 11 pontos cada (semelhante ao tênis de mesa). Caso haja empate de 10×10, o vencedor será aquele a abrir dois pontos de vantagem encima do oponente.

Pelas regras do squash, o jogador conquista o ponto se seu oponente não rebater a bola antes que ela pingue duas vezes no chão (e que seja direcionada em direção à área de pontuação da parede). O jogador, inclusive, pode rebater a bola antes mesmo que ela toque o chão.

regras-do-squash

Raquete

A raquete utilizada para o jogo de squash é leve e semelhante a uma raquete de tênis. São confeccionadas em material leve, como a fibra de carbono.

Bolas de squash

A bola de squash é feita de borracha ou algum polímero derivado da mesma, possui um peso de cerca de 24 gramas e diâmetro de 40 milímetros, o que garante velocidade condizente ao jogo. Deve ser da cor preta, para contrastar com as paredes brancas.

“Lets”

“Lets” são momentos em que a bola é rebatida em desacordo com as regras do squash. Um exemplo de let é quando a bola, ao ser rebatida, bate em uma das paredes laterais antes de ser direcionada à parede frontal, ou então, acertar o jogador adversário. Num caso como esse, o jogo e pausado e o jogador realiza um novo saque, reiniciando o jogo.

 Obstrução

Caso o jogador esteja sendo obstruído pelo oponente, pode-se pedir ao juiz um impedimento por obstrução. Caso o juiz conclua que o adversário está obstruindo deliberadamente, pode vir a descontar um ponto do mesmo.

A história do squash

A origem do squash data do século XIX, entretanto, a história possui duas versões. A primeira conta que, numa prisão localizada em Fleet, Inglaterra, havia um grupo de presidiários que jogavam uma espécie de tênis, rebatendo as bolas contra a parede para que um outro rebatesse em seguida.

Curiosidades sobre o esporte

A segunda versão da história da origem do squash conta que o esporte foi inventado por alunos de um colégio localizado em Londres, o Harrow School. O squash é um jogo muito popular no muito inteiro, e os campeonatos e jogos relacionados ao esporte são geridos pela Federação Mundial de Squash.

Continue aprendendo sobre as REGRAS DOS ESPORTES

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*