Tudo Sobre Boliche | Regras – Como Jogar | História e Fundamentos

O boliche é um jogo muito popular entre pessoas de todas as idades. Sabe como jogar boliche? Nesse artigo você irá aprender tudo sobre a história e as regras do boliche.

Regras do boliche

O boliche é um jogo que pode ser disputado por equipes ou por dois a quatro oponentes individuais. A dinâmica do jogo de boliche consiste em arremessar a bola pela pista em direção aos pinos com o objetivo de derrubá-los.

Pinos

São dez pinos de boliche, distribuídos na outra extremidade da pista em formação triangular, com 1 metro de largura. Os pinos são fabricados em plástico, com o miolo composto por madeira. Pesam por volta de 1500 gramas e medem cerca de 38 centímetros de altura.

Pista

A pista utilizada no jogo de boliche deve apresentar uma medida de 18,20 metros de comprimento por 1,07 de largura. A superfície é lisa e perfeitamente plana, revestida em madeira. Possui uma área de aproximação de mais ou menos 4,50 metros antes da linha de impedimento, utilizada para que o jogador possa tomar o impulso necessário para atirar a bola.

regras-do-boliche

A linha de impedimento está demarcada já no início da pista e não deve ser ultrapassada, o que acarretaria em uma infração (jogada ilegal).

Nas lateais direita e esquerda existem valetas, e larguras semelhantes às da bola. Caso uma bola seja mal arremessada, a bola cai na valeta e é conduzida até o final da pista sem que os pinos sejam derrebados.

A bola de boliche

As bolas de boliche ficam acondicionadas em um suporte específico, antes da área de aproximação. As bolas, após percorrerem a pista, caem num fosso (derrubando os pinos ou não).

Desse fosso, as bolas são reconduzidas aos jogadores por meio de um duto que interliga o final da pista até a área anterior do espaço de aproximação, aonde ficam os suportes para as bolas.

bola-de-boliche

As bolas de boliche possuem massas e circunferências variáveis, entretanto, não ultrapassam os 21 centímetros de diâmetro e 7 quilos de peso. Cada bola apresenta em sua superfície três furos próximos e em distribuição triangular (garra), cuja função é acondicionar os dedos do jogador, que os inserem ali para que possa segurar e arremessar a mesma.

O material utilizado para a fabricação dessas bolas geralmente é plástico ou algum polímero derivado do mesmo ou de borracha dura.

Sapatos

Os sapatos utilizados pelos jogadores de boliche são compostos de solas macias (para não riscar a pista) e ao mesmo tempo, possuem uma composição que entregam estabilidade e aderência. Seu revestimento superior geralmente é de couro.

Duração do jogo de boliche

Pelas regras do boliche, uma partida é formada por dez jogadas. Cada um dos jogadores arremessa a bola duas vezes por jogada, a não ser que consiga realizar um strike já no primeiro arremesso. Vence a equipe ou jogador que obtiver a maior pontuação ao final das dez rodadas.

duração-partida

Marcação de pontos – Como Jogar

No boliche, cada pino derrubado corresponde a um ponto, sendo que pontuações extras são atribuídas a arremessos que resultem em:

Spare

Um spare é conquistado quando o jogador consegue derrubar todos os dez pinos, porém, utilizando os dois arremessos aos que tem direito por jogada. Cada spare corresponde a dez pontos adicionais aos pontos correspondentes aos pinos derrubados.

No caso de um dos jogadores conseguir conquistar um spare em sua última jogada, ganha automaticamente o direito a mais um arremesso.

Strike

O strike é conquistado quando o jogador consegue derrubar todos os pinos em um único arremesso; entretanto, esse arremesso deve ser o primeiro da jogada. Um strike vale dez pontos, que se somam aos pontos obtidos pelos próximos dois arremessos seguintes.

strike

Caso o jogador venha a conquistar um stike em sua última jogada, ganha dois arremessos extras. Caso o jogador obtenha um strike em cada jogada e nos dois arremessos extras, este conquistará trezentos pontos, a pontuação máxima obtida pelas regras do boliche.

Infrações

Pelas regras do boliche, a bola deve ser arremessada de maneira que percorra toda a pista. Ao tomar impulso para arremessar a bola, o jogador não deve em nenhuma hipótese (nem mesmo após o arremesso) ultrapassar a linha de impedimento, que deverá estar bem sinalizada no piso.

Caso o jogador ultrapasse a linha, o arremesso será caracterizado como uma jogada ilegal. Nesse caso, nenhum pino derrubado será contabilizado na pontuação do mesmo.

Caso o impedimento ocorra no primeiro arremesso, e no segundo o jogador conseguir derrubar todos os pinos, a pontuação será marcada como um spare e não um strike. Caso o impedimento seja cometido no segundo arremesso, será contabilizada a pontuação do primeiro arremesso apenas, desconsiderando o segundo.

Arbitragem

Atualmente, é maior a incidência de detectores automáticos para essa finalidade do que juízes especializados nas regras do boliche propriamente ditos.

História do boliche

De acordo com a história, diz-se que a origem do esporte é proveniente do antigo Egito. Em antigas escavações realizadas por arqueólogos, foram encontradas peças da época semelhantes anos pinos e bolas de boliche. Tais peças são atribuídas a algum tipo de esporte praticado pelos egípcios daquela época.

Também foram encontrados sinais de um jogo praticado pelas antigas tribos que habitavam a região de Papua. Pesquisas arqueológicas encontraram evidencias de que tais nativos utilizavam as cabeças dos inimigos abatidos como uma espécie de bola de boliche, onde a jogavam em direção à uma pilha de ossos, também dos inimigos, com o objetivo de derrubá-los.

Entretanto, o boliche (ou algo semelhante) pode ser encontrado em várias épocas da história, como no Império federação-bolicheRomano ou mesmo, mais recentemente, na Inglaterra, evoluindo gradativamente até chegar nas características e regras que conhecemos hoje em dia.

Os campeonatos e jogos são geridos pela Word Bowling, a federação mundial relacionada ao esporte.

Aprendeu a como jogar boliche? Compartilhe!

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*