Croquet é um jogo para dois ou quatro jogadores. Segundo as regras, o objetivo é marcar pontos acertando as bolas com um taco através de uma sequência de aros e contra uma pequena estaca central.
Vence o jogo a equipe que primeiro terminar a sequência com ambas as bolas ou aquela que marcar o máximo de pontos num espaço de tempo predeterminado.
Campo de croquet
O campo de croquet é geralmente gramado e retangular, cercado por linhas brancas. Os aros são de ferro, arredondados superiormente, e pintados geralmente em branco. A coroa do primeiro aro é azul, e a do último vermelha.
Pontuação – regras do croquet
Conta-se um ponto quando a bola atravessa seu próximo aro, e um – ponto quando ela bate na estaca no fim do percurso. Por conseguinte, cada bola marca treze pontos – um máximo de 26 pontos por equipe.
O início da partida
A escolha de quem joga primeiro e escolhe as bolas é feita na moeda (cara ou coroa). O jogador atira qualquer uma de suas bolas de um ponto em qualquer das linhas de partida. Quando termina sua vez, o adversário age da mesma forma. A terceira e quarta bolas são jogadas de forma idêntica.
Duração do jogo
Segundo as regras do croquet, o jogo termina quando uma equipe completa, com ambas as bolas, o percurso dos doze aros até atingir a estaca. Se não houver vencedor num período de tempo prefixado, a pessoa que estiver jogando termina sua vez, depois o adversário joga, e a vencedora é a equipe que tiver o maior número de pontos.
Clipes da cor de cada bola são usados para indicar o próximo aro pelo qual a bola deve passar. São encaixados na coroa do aro, para os primeiros seis aros, e no canto direito superior para os últimos seis. O jogador retira o clipe depois de impulsionar uma bola através do aro, recolocando-o no aro adequado quando terminar seu turno.
Turnos
Os turnos alternam-se durante o jogo. Qualquer uma das bolas de cada equipe, mas apenas uma, pode ser usada em cada turno. Inicialmente o turno consta de urna tacada, mas o jogador ganha tacadas extras:
- Se mandar a bola através do próximo aro da sequência – uma tacada normal (uma tacada de continuidade);
- Se fizer um roquet.
Regras do croquet – o que é o “roquet”?
Pelas regras do croquet, um “roquet” (quando a bola do jogador bate em outra) é sempre seguido de uma tacada e depois (a menos que ambas as bolas tenham sido mandadas para fora do jogo) por uma tacada de continuidade.
Cada bola pode ser “roqueteada” apenas uma vez em cada turno, a menos que a bola do jogador marque um ponto passando através de um aro. Se a bola do jogador acertar duas bolas em uma tacada, a bola que sofreu o roquet é a que tiver sido acertada em e primeiro lugar.
A tacada no croquet
O jogador coloca sua bola lado a lado com a bola que sofreu roquet, dá uma tacada em sua bola e assim movimenta a outra. É considerado infração o caso de a bola que sofreu croquet nem sequer se mexer. Neste caso, as bolas são substituídas e o turno termina.
Infrações no jogo
Segundo as regras do croquet, o jogador não deve:
- segurar com a mão a cabeça do malho;
- chutar o malho e, consequentemente, a bola;
- descansar tanto o malho quanto o braço ou mão que estiverem sendo usados na jogada, sobre o pé ou perna;
- descansar o cabo do malho ou as mãos e braços no chão;
- bater na bola com qualquer parte do malho que não seja a face;
- empurrar ou puxar sua bola quando ela estiver em contato com outra, sem primeiro dar-lhe urna tacada;
- acertar na bola duas vezes em uma tacada;
- movimentar uma bola parada acertando um aro ou uma estaca com o malho;
Depois de uma penalidade, o turno se encerra e nenhum ponto é marcado.
Obstáculos
O jogador pode movimentar a sua ou uma outra bola se um obstáculo fixo no lado de fora do campo ameaçar interferir na tacada. Objetos soltos no chão (folhas secas, por exemplo) podem ser retirados, e a bola do jogador ou qualquer outra bola com a qual ele esteja fazendo um jogo pode ser retirada de um canto impraticável.
Podem-se levar em consideração os danos como, por exemplo, buracos feitos por um taco, e o jogador pode limpar a bola a qualquer momento. Nenhum jogador pode fazer marcas que sirvam do guia ou orientação, seja dentro ou fora do campo.
Se parte de um aro ou de uma estaca estiver na linha reta entre sua bola e todas as outras, ou se parte da estaca ou do aro por interferir no taco em um roquet, o jogador pode dar tacadas em sua bola a partir de qualquer ponto em qualquer das linhas de impedimento contanto que seu adversário seja responsável pela bola que estiver assim posicionada.
Regras do croquet – duplas
Em geral, as regras do croquet são as mesmas que para o jogo individual, com algumas importantes exceções, a saber:
- Jogar alternadamente, mas cada jogador acerta a mesma bola no decorrer do logo;
- O companheiro do jogador que tiver dado a tacada sofre as mesmas penalidades que ele, se tocar numa bola de forma incorreta;
- Um jogador pode aconselhar seu companheiro a posicionar sua bola para uma tacada e indicar a direção em que o taco deve oscilar. Ele deve, entretanto, estar bem longe no momento em que a tacada for dada;
- Ambos os jogadores podem refazer a jogada se eles tiverem recebido informação falsa.
Continue aprendendo sobre as REGRAS DOS ESPORTES
Faça um comentário