Regras do croquet – Como jogar, taco, fundamentos

Regras do croquet

Croquet é um jogo para dois ou quatro jogadores. O objetivo é marcar pontos acertando as bolas com um taco através de uma sequência de aros e contra uma pequena estaca central. Vence o jogo a equipe que primeiro terminar a sequência com ambas as bolas ou aquela que marcar o máximo de pontos num espaço de tempo predeterminado.

O campo de croquet

É geralmente um gramado retangular cercado por por linhas brancas. Os aros São de ferro arredondado e pintados de branco. A coroa do primeiro aro é azul e a do último, vermelha.

As bandeiras

A do primeiro canto é azul, a do segundo, vermelha, a do terceiro, preta, e a quarta, amarela.

Estacas de canto

Ficam de cada lado das bandeiras.

Arbitragem

Indicam-se juízes para urna competição de croquet, mas o costume é os jogadores resolverem as questões.

Traje

Os jogadores de croquet devem usar sapatos de sola de borracha e salto baixo. Nas competições usa-se roupa branca.

Taco de croquet

Chamado “malho de croquet”. A cabeça deve ser de madeira, mas pode-se usar metal para dar peso e força. As faces, ambas planas, devem ser idênticas e paralelas. O malho só pode ser trocado durante o turno de cada jogo se estiver danificado.

Bola

A bola de croquet deve pesar por volta de 450 gramas. Um jogador dava ficar com a azul e a preta e outro com a amarela e a vermelha.

Contagem de pontos

Conta-se um ponto quando a bola atravessa seu próximo aro, e um ponto quando ela bate na estaca no fim do percurso. Por conseguinte, cada bola marca treze pontos – um máximo de 26 pontos por equipe.

O início da partida

croquet

A escolha de quem joga primeiro e escolhe as bolas é feita na moeda (cara ou coroa). O jogador atira qualquer uma de suas bolas de um ponto em qualquer das linhas de partida. Quando termina sua vez, o adversário age da mesma forma. A terceira e quarta bolas são jogadas de forma idêntica.

Duração

O jogo termina quando uma equipe completa, com ambas as bolas, o percurso dos doze aros até atingir a estaca. Se não houver vencedor num período de tempo prefixado, as regras do croquet determinam que a pessoa que estiver jogando termina sua vez, depois o adversário joga, e a vencedora é a equipe que tiver o maior número de pontos.

Clipes

Os clipes são da cor de cada bola são usados para indicar o próximo aro pelo qual a bola deve passar. São encaixados na coroa do aro, para os primeiros seis aros, e no canto direito superior  para os últimos seis. O jogador retira o clipe depois de impulsionar uma bola através do aro, recolocando-o no aro adequado quando terminar seu turno.

Turnos

Os turnos alternam-se durante o jogo. Qualquer uma das bolas de cada equipe, mas apenas uma, pode ser usada em cada turno. Inicialmente o turno consta de uma tacada, mas o jogador ganha tacadas extras:

  1. a) se mandar a bola através do próximo aro da sequência – uma tacada normal (uma tacada de continuidade);
  2. b) se fizer um roquet.

Um roquet (quando a bola do jogador bate em outra). E sempre seguido de uma tacada croquot e depois (a menos que ambas s bolas tenham sido mandadas para fora do jogo) por uma tacada de continuidade.

Cada bola pode ser “roqueteada” apenas uma vez em cada turno, a menos que a bola do jogador marque um ponto passando através de um aro- Se a bola do jogador acertar duas bolas em uma tacada, a bola que sofreu o roquet é a que tiver sido acertada em primeiro lugar.

jogo-croquet

A tacada croquet

O jogador coloca sua bola lado a lado com a bola que sofreu roquet, dá uma tacada em sua bola e assim movimenta a outra. É considerado infração o caso de a bola que sofreu croquet nem sequer se mexer. Neste caso, as bolas são substituídas e o turno termina.

Infrações

De acordo com as regras do croquet o jogador não deve:

  • Segurar com a mão a cabeça do malho;
  • Chutar” o malho e, conseqüentemente, a bola;
  • Descansar tanto o malho quanto o braço ou mão que estiverem sendo usados na jogada, sobre o pé ou perna;
  • Descansar o cabo do malho ou as mãos e braços no chão;
  • Bater na bola com qualquer parte do malho que não seja a face;
  • Empurrar ou puxar sua bola quando ela estiver em contato com outra, sem primeiro dar-lhe urna tacada; acertar na bola duas vezes em uma tacada;
  • Movimentar uma bola parada acertando um aro ou uma estaca com o malho;
  • Acertar a bola num aro ou numa estaca quando ela estiver diretamente encostada no aro ou na estaca;
  • Tocar em qualquer outra bola com seu malho;
  • Tocar qualquer bola, incluindo a sua com qualquer parte do corpo;
  • Falhar na tentativa de movimentar a bola numa tacada croquet.

A penalidade

Depois de uma infração (desde que ela tenha sido denunciada antes da tacada seguinte), é o fim do turno do jogador e nenhum ponto é marcado.

Bola “in hand”

É aquela que tem de ser movimentada:

  • Quando qualquer parte dela estiver sobre uma linha de demarcação;
  • Quando ela estiver na linha de demarcação (a bola do jogador está in hand apenas no final de seu turno.

Outras podem estar in hand depois de cada tacada). Bolas in hand devem ser colocadas antes da próxima tacada, na linha de demarcação no ponto em que a bola cruzou o limite. Se duas ou mais bolas tiverem que ser substituídas, o jogador e quem aprova ou não a substituição.

Obstáculos

O jogador pode movimentar a sua ou uma outra bola se um obstáculo fixo no lado de fora do campo ameaçar interferir na tacada. Objetos soltos no chão (folhas secas, por exemplo) podem ser retirados, e a bola do jogador ou qualquer outra bola com a qual ele esteja fazendo um jogo pode ser retirada de um canto impraticável.

Pelas regras do croquet podem-se levar em consideração os danos como, por exemplo, buracos feitos por um taco, e o jogador pode limpar a bola a qualquer momento. Nenhum jogador pode fazer marcas que sirvam de guia ou orientação, seja dentro ou fora do campo.

Se parte de um aro ou de uma estaca estiver na linha reta entre sua bola e todas as outras, ou se parte da estaca ou do aro por interferir no taco -em um roquet, o jogador pode dar tacadas em sua bola a partir de qualquer ponto em qualquer das linhas de impedimento contanto que seu adversário seja responsável pela bola que estiver assim posicionada.

Duplas de croquet

Em geral, as regras do croquet em dupla são as mesmas que para o jogo individual, com algumas importantes exceções, a saber:

  • Jogar alternadamente, mas cada jogador acerta a mesma bola no decorrer do jogo;
  • O companheiro do jogador que tiver dado a tacada sofre as mesmas penalidades que ele, se tocar numa bola de forma incorreta-um jogador pode aconselhar seu companheiro a posicionar sua bola para uma tacada e indicar a direção em que o taco deve oscilar.
  • Ele deve, entretanto, estar bem longe no momento em que a tacada for dada;
  • Ambos os jogadores podem refazer a jogada se eles tiverem recebido informação falsa.

Handicaps

Há um sistema aceito de handicaps variando de dezesseis até o mínimo de três. Nas individuais dá-se um turno extra para cada unidade de diferença (chamada uma bisque ou vantagens) entre os handicaps dos jogadores. Nas duplas, é dado meio turno para cada unidade de diferença. No meio turno (meia bisque ou meia vantagem), não se marca ponto.

Gostou desse artigo sobre as regras do croquet? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*