Escanteio no handebol – Regras de cobrança do tiro de canto

escanteio-no-handebol-tiro-de-canto

As regras do escanteio no handebol (também conhecido como tiro de canto) guardam algumas semelhanças às do futebol. Entretanto, também guardam diferenças. Confira a seguir quais as regras para sua marcação e cobrança.

Paralisação da partida

Assim como em muitos esportes, a partida de handebol é paralisada no momento em que a bola ultrapassa as linhas que delimitam a quadra. Em seguida, a partida é iniciada novamente, sendo que a posse da bola estará com o time adversário do jogador que a direcionou para fora da quadra.



Quando é escanteio no handebol?

O escanteio no handebol é marcado no momento em que a bola sai da quadra pela linha de fundo, após o toque de um dos jogadores pertencentes ao time defensor. Por exemplo: o jogador está atacando em direção ao gol e, ao realizar um arremesso, a bola bate em seu adversário e é direcionada para fora.

Caso a bola fosse desviada pela linha de fundo por um de seus companheiros de time, estaria caracterizado um tiro de meta.

Bola desviada pelo goleiro caracteriza tiro de canto?

Pelas regras do handebol, quando a bola é direcionada para fora pela linha de fundo por intermédio de um goleiro sob ataque, não será caracterizado escanteio. Ao invés disso, será cobrado um tiro de meta.



Escanteio no handebol: posicionamento dos jogadores

O posicionamento do jogador durante a cobrança do escanteio no handebol assemelha-se com o do futebol. O jogador que cobrará o lance posiciona-se no canto da quadra, na interseção das linhas de fundo e lateral.

Após o arremesso, o jogador só poderá tocar novamente na bola após algum outro jogador tê-la tocado. Desse modo, caso a bola tenha tocado na trave e voltado ao jogador que realizou a cobrança, o mesmo não poderá toca-la.

Conheça outras regras do handebol

Tem mais alguma dúvida sobre as regras do handebol? Consulte a seguir as respostas às dúvidas mais frequentes:

 

Gostou de aprender sobre as regras do escanteio no handebol? Compartilhe!