Jogo de polo – Regras, tacos, cavalos – Como jogar polo esporte

polo-esporte

O jogo de polo é jogado por dois times compostos de quatro jogadores montados a cavalo. Nesse artigo você aprenderá como jogar polo e as regras do esporte.

Como jogar polo (esporte)

Cada time de polo tenta fazer gols empurrando a bola com seus tacos entre as traves do gol do campo adversário. Os jogadores devem controlar seus cavalos com a mão esquerda, enquanto o taco deve ser segurado apenas com a mão direita.

O time vencedor é o que consegue fazer o maior número de gols. O campo compreende a área de jogo e uma área de segurança em volta. Pelas regras do jogo de polo ninguém, exceto os juízes. os jogadores e seus assistentes, pode entrar nesta zona durante a partida.

As cercas

As cercas estendem-se ao longo das laterais do campo, e são presas por meio de barras de ferro. Sua função é rebater para dentro do campo as bolas rasteiras. São construídas em seções de pequeno tamanho, de modo a serem facilmente consertadas se destruídas durante uma disputa.

Os números 30, 40 e 60 são inscritos na parte de dentro da cerca (tábua), na direção das mesmas linhas do campo. Faz-se também uma marca para a linha imaginária do centro do campo.

Quando não se utilizam cercas (tábuas), usam-se bandeiras com números para demarcar as linhas. Neste caso, as bandeiras são colocadas a extremidades das linhas para evitar colisões.

Balizas (gois)

As balizas são de construção leve, de modo a quebrarem no caso de uma colisão.

Árbitros

O jogo de polo é controlado por dois juízes montados, cada um geralmente responsável por metade do campo. Um árbitro fica fora do campo, e suas decisões são finais no caso de qualquer divergência entre os juízes de tampo.

Os juízes de gol ficam atrás de cada gol (baliza), e informam os juizes de campo no caso de dúvida ou incidentes perto do seu gol. Eles sinalizam com bandeiras quando um gol é marcado. O começo e o fim de cada período de jogo de polo é assinalado por um sino, tocado pelo cronometrista, que também é responsável pelo placar.

Times

jogo-de-polo

Cada time de polo consta de quatro jogadores. São permitidas substituições, mas só de jogadores realmente machucados.

Os tacos e bolas de polo

Os tacos específicos para serem utilizados no jogo de polo são feitos de tamanhos variados, de acordo com as necessidades individuais, e dispõem de urna empunhadura. O charuto” (extremidade do taco que atinge a bola) é recoberto de sicâmoro, carvão, bambu ou pergaminho. A bola é feita de carvão ou bambu, e pesa entre 120 e 135 g.

Os uniformes

Um capacete de polo, seguro em redor do queixo por uma correia, deve ser usado por todos os jogadores. As botas de polo e as joelheiras utilizadas no jogo de polo não devem ter fivelas de modo que possam danificar o equipamento de outro jogador. Esporas pontiagudas são proibidas. Cada time deve usar uma cor diferente.

Os cavalos

cavalo

Os cavalos utilizados no jogo de polo podem ser de qualquer altura, mas devem ser mansos. Eles devem ser capazes de ver com os dois olhos, e não são permitidos antolhos ou qualquer focinheira que restrinja a sua visão.

Também não são permitidos pontas ou cravos nas ferraduras, mas um rompão pode ser usado apenas nos posteriores. São permitidas ferraduras com bordas, desde que elas fiquem para o lado de dentro. Bandagens ou protetores devem ser usados nas quatro patas.

Começo do jogo de polo

No inicio  do jogo de polo, os dois times se alinham defronte ao juiz de campo, no centro do campo, de cada lado em relação à marca do meio do campo. O juiz joga então a bola entre as duas fileiras, a uma distância de não menos que 5 jardas (4.57 m).

Os jogadores devem ficar parados até que a bola sala das mãos do juiz. Muda-se de lado a cada gol, a menos que o gol tenha sido marcado em função de um pênalti provocado por uma falta perigosa ou intencional em tentativa de evitar um gol.

Se ocorre uma falta depois que o sino começa a ser tocado, em qualquer período, exceto o último, o jogo é paralisado e o próximo período começa com a cobrança, como se não tivesse havido Intervalo. Se a bola atinge a cerca no final do período anterior, é como se ela tivesse passado por cima dela.

Regras do polo – bola fora de jogo

A bola está fora de jogo de polo quando:

  • Se ela passou por cima da cerca ou ultrapassou as laterais, o juiz de oampo a repõe do lugar onde ela cruzou a cerca ou a linha, em direção paralela à linha de fundo;
  • Se é impulsionada pela linha de fundo pelo time atacante, um defensor a repõe em jogo, taqueando-a do ponto em que ela cruzou a linha, mas a não menos que 4 jardas (3,65 m) dos postes, da cerca ou das laterais;
  • Se a bola é impulsionada pela linha de fundo pelo time que se defende, os atacantes cobram um pênalti da linha de 60 jardas (54,84m), defronte ao ponto em que ela saiu;
  • Se a bola sofre qualquer deformação ou se aloje no uniforme de qualquer jogador, ela é reposta em jogo pelo juiz de campo do ponto da ocorrência, mas não a menos de 20 jardas das balizas, de cerca ou laterais.

Gol de pênalti

No jogo de polo, o juiz de campo pode marcar um gol de pênalti se ele acha que um gol poderia ter ocorrido, e uma falta do adversário o impediu.

No caso de gols de pênalti, os lados não são trocados, e o juiz de campo recomeça o jogo repondo a bola em jogo entre as fileiras de adversários a 10 jardas (9,14m) do gol do time infrator.

FIP

A entidade que rege as regras do esporte e organiza os campeonatos do jogo de polo é a Federation of International Polo (FIP).

Gostou desse artigo sobre as regras do jogo de polo? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*