Patinação sobre rodas – Roller Derby, pista, regras – Como patinar

Na patinação sobre rodas, há provas de velocidade para homens, mulheres e equipes em revezamento. Nesse artigo você aprenderá sobre como patinar e as regras da patinação sobre rodas e do roller derby.

Regras da patinação sobre rodas

Os competidores correm em sentido anti-horário, sobre uma pista oval. Os procedimentos são semelhantes aos da patinação no gelo. A largura da reta da pista de patinação sobre rodas limita o número de patinadores num páreo. As larguras mínimas são:

  • 8 pés (2.43 m) para dois patinadores;
  • 12 pés (365 m) para três patinadores;
  • 15 pés (4,57 m) para quatro patinadores;
  • 18 pés (5,48 m) para cinco patinadores;
  • 20 pés (6,09 m) para seis patinadores.

As corridas são sempre realizadas em sentido anti-horário.

Juízes

Pelo menos três juízes, um juiz de partida, cronometrista(s), um marcador de voltas, um registrador, dois administradores da pista de patinação sobre rodas e um administrador de competidores. A mesma quantidade de juízes também pode ser atribuída também nas competições de roller derby.

Traje de patinação sobre rodas

Os competidores devem usar números nas costas e no quadril esquerdo.

Largada

No início de uma corrida, as pontas dos patins dos competidores devem estar exatamente sobre a linha de partida. Um competidor que, deliberadamente, comece antes de o juiz de partida atirar, ou que cause uma falsa largada, é advertido. Numa terceira infração o patinador é desclassificado.

patinação

Ultrapassagem

O competidor na dianteira tem prioridade sobre o caminho e só pode ser ultrapassado pela margem externa da pista de patinação enquanto se mantiver na margem interna. A responsabilidade por qualquer obstrução ou colisão e do patinador que estiver ultrapassando, a menos que o patinador na dianteira deliberadamente cometa infração.

Procedimento de ultrapassagem

Um patinador que foi, ou está sendo, ultrapassado pode receber ordem, de ceder passagem. Os juízes lhe indicarão isso com uma bandeira amarela, e o patinador deve então ir para a margem externa da pista de patinação sobre rodas, sem embaraçar qualquer outro competidor.

Um patinador que tenha sido ultrapassado duas vezes pelo patinador da dianteira pode ser mandado para fora da pista. Os juízes lhe indicarão isso com uma bandeira azul, e o patinador deve então sair da pista de patinação sobre rodas sem retardar qualquer outro competidor.

ultrapassagem

Infrações

Na patinação sobre rodas, o atleta não deve:

  • Cruzar deliberadamente o interior da pista;
  • Impedir outro competidor;
  • Tocar outro competidor com qualquer parte do corpo;
  • Perder velocidade e assim fazer com que outro competidor reduza a própria velocidade;
  • Cruzar a pista inadequadamente;
  • Conspirar para gerar um resultado injusto.

Penalidades

As infrações podem ser punidas com desclassificação. Usa-se uma bandeira preta para desclassificar um infrator durante uma corrida. O patinador deve sair da pista imediatamente, sem impedir qualquer outro competidor. Um patinador que seja desclassificado não pode competir se a corrida for repetida.

Resultado

O vencedor de uma corrida individual de patinação sobre rodas é o primeiro patinador a atingir a linha de chegada com um dos patins.

Corridas em revezamento

Cada membro da equipe deve participar da corrida. Um patinador de cada equipe patina até ser substituído por um colega. As substituições se fazem por toque e são permitidas em qualquer ponto da corrida, exceto durante as últimas duas voltas.

As substituições são permitidas em caso de avaria ou dano de um patim, mas devem permanecer na equipe até o fim da competição.

Roller Derby

roller-derby

O roller derby é um esporte de patinação sobre rodas em velocidade para equipes masculinas e femininas. Os competidores correm numa pista e ganham pontos por ultrapassar os adversários. Ao contrário das provas convencionais de patinação sobre rodas, o contato corporal entre os competidores é permitido.

Pista de roller derby

A pista é oval, geralmente com 100-200 pés (30-60 m) de circunferência. A superfície de patinação geralmente é revestida de madeira dura, com uma fina camada de plástico. Equipes cada equipe inclui cinco homens e cinco mulheres.

Duração

Os homens patinam por um período de doze minutos, e depois as mulheres fazem o mesmo. Não se exige que os competidores se mantenham em setores da pista. É proibido passar rasteiras, entretanto, é permitido empurrar ou abalroar.

Marcação de pontos no roller derby

Os pontos são acumulador pela ultrapassagem de adversários.

Patinação no Brasil

Andar de patins já é um esporte muito popular no Brasil. Podemos encontrar patinadores andando pelos parques ou em pistas específicas. Os patins possuem uma comunidade grande de adeptos que formam equipes amadoras de patinadores sobre rodas e roller derby.

Caso tenha vontade de praticar esse esporte tão popular, sugerimos que pesquise sobre parques ou pistas em sua região e divirta-se!

 

Gostou sobre esse artigo sobre as regras da patinação sobre rodas e do roller derby? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*