Tudo Sobre a Natação | Benefícios | Regras e Nados | Como Nadar

regras-da-natação

A natação é um dos esportes olímpicos mais tradicionais, disputados em todas as edições das Olimpíadas. Também é um dos esportes que mais se ganham medalhas. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre as regras da natação, os tipos de nados e competições.

Regras da natação

A natação é um esporte aquático individual ou de equipe. Os participantes competem em corridas e o primeiro nadador a cobrir uma distância predeterminada é p vencedor. De acordo com as regras da natação, as competições são realizadas em quatro categorias principais: nado livre, nado de peito, borboleta e nado de costas.

A piscina de natação

As competições são realizadas em piscinas de extensões variáveis. Porém, nos Jogos Olímpicos, onde a natação é o segundo esporte mais importante, usa-se uma piscina de 50 metros. Ela é dividida em oito raias numeradas, de um a oito, da direita para a esquerda.

Cada nadador deve permanecer em sua própria raia. Em todas as provas, exceto nas de nado de costas, os nadadores começam a corrida mergulhando das balizas.

piscina-olimpica

Vestimentas

Os homens podem usar sungas de natação, e as mulheres um maiô inteiriço, com alças nos ombros, indo da frente para as costas. Também são utilizadas toucas plásticas e óculos de natação.

Competição de natação: a largada

Exceto no nado de costas, os competidores, ao aviso do árbitro, recuam um passo sobre as balizas. Então, à ordem de, “tomem suas marcas”, dada pelo juiz de partida avançam para a frente das balizas e assumem a posição de partida.

Somente quando estiverem todos completamente imóveis, o juiz dará o sinal para o início da competição. O sinal pode ser um tiro, uma buzina, um assobio ou a palavra “já”.

regras-da-natação-largada

 

Falsa largada

O juiz de partida pode anunciar duas falsas largadas, mas deve então prevenir os competidores de que, se ocorrer uma terceira falsa largada, o nadador que se atirar antes do sinal será desclassificado. Após uma falsa largada, os nadadores são avisados por uma corda baixada na água.

Em competições com handcap, todo competidor que de uma falsa largada é desclassificado pelas regras da natação, a menos que repita a largada, de um dos lados da piscina.

Competições de nado de costas

Os nadadores alinham-se dentro da água, de frente para a borda da piscina. Podem se segurar na base da grade, mas os pés devem estar contra a parede sob a água. Ao sinal de largada, tomam impulso contra a parede.

O princípio de ponta de lança

Em cada prova, ao competidor com o melhor tempo registrado nos treinos, é atribuído o setor central ou, ainda, em piscinas com número par de setores, o que fica à direita do centro.

Os outros nadadores são colocados alternadamente à esquerda e à direita dele, em ordem decrescente de velocidade, de modo que os nadadores mais lentos fiquem nos dois setores externos.

Se o tempo de inscrição for uma indicação real da forma, os nadadores vão desdobrar-se como um leque, numa formação de ponta de lança durante a competição toda.

Estilos de nados na natação

Nado livre

No nado livre um nadador pode usar qualquer estilo, e as regras relacionadas ao nado de peito, borboleta e nado de costas não se aplicam. Na virada e no término, o nadador deve tocar a borda da piscina: pode fazer isso com qualquer parte do corpo. O estilo geralmente escolhido é o crawl.

Nado Crawl

nado-crawl

As principais características deste estilo são as seguintes: cada braço é alternadamente levado para cima e depois para dentro da água, enquanto as pernas executam um movimento de chute. O nadador geralmente respira de lado, no espaço criado pelo braço, remando.

Nado de costas

costas

Os competidores devem nadar de costas durante a competição toda. É permitido usar uma virada de cambalhota, mas todo nadador que se ponha na vertical antes de tocar a extremidade da piscina será desclassificado. Também será desclassificado o nadador que desvirar antes de ter tocado a linha de chegada, com a cabeça ou a mão.

Borboleta

borboleta

Neste estilo os braços avançam simultaneamente, entram na água no mesmo ponto, na direção dos ombros, e depois são trazidos de volta, sob a água. Não é permitido pelas regras da natação mover os braços alternadamente. Os ombros devem estar o tempo todo paralelos à superfície da água.

Os pés movem-se para a frente, para cima e para baixo, e é permitido o movimento de joelhos. Os pés devem mover-se simultaneamente, sem movimento para fora ou para dentro; não precisam ficar no mesmo plano horizontal. Na tomada de impulso não pode haver movimento alternado dos pés.

Nado de peito

nado-peito

O corpo deve ficar o tempo todo paralelo à superfície da água. As mãos devem ser atiradas para a frente, juntas,saindo do peito, e depois trazidas de volta acima ou abaixo da superfície. No impulso de perna, os pés devem ser virados para fora, no movimento para trás; o impulso de golfinho não é permitido pelas regras da natação.

Parte da cabeça deve sempre estar acima do nível geral da água, exceto na largada e em cada virada, quando o nadador pode dar uma braçada e -um impulso de perna inteiramente submerso.

Na virada e no término da competição, de acordo com as regras da natação o toque deve ser feito com ambas as mãos, simultaneamente e no mesmo nível, seja ao nível da água, acima ou abaixo dele.

Provas mistas de natação

Em provas individuais os competidores nadam uma distância igual em quatro estilos; a seqüência é borboleta, nado de costas, de peito e livre. Em revezamentos mistos cada nadador utiliza um estilo, na distância determinada. A ordem regida pelas regras da natação é: costas, peito, borboleta e livre.

Desclassificação

Um competidor é passível de desclassificação pelas regras da natação por:

  • Impedir ou obstruir o avanço de outro (inclusive nadando fora do setor);
  • Aparecer nas balizas depois de os nadadores terem sido chamados para a largada;
  • Manter conduta Imprópria, usar linguagem abusiva, tomar alguma ação em desacordo com as regras da natação ou deixar de seguir as orientações;
  • Andar no chão da piscina;
  • Terminar a competição num setor diferente daquele em que começou;
  • Entrar na água enquanto uma competição está em curso;
  • Usar qualquer equipamento, como nadadeiras, para auxiliar o desempenho.

Provas olímpicas de natação

Para homens e mulheres, pelas regras da natação, exceto quando especificado:

  • 100 metros de nado livre
  • 200 metros de nado livre
  • 400 metros de nado livre
  • 800 metros de nado livre (mulheres)
  • 1.500 metros de nado livre (homens)
  • 100 metros de nado de peito
  • 200 metros de nado de peito
  • 100 metros de borboleta
  • 200 metros de borboleta
  • 100 metros de nado de costas
  • 200 metros de nado de costas
  • 400 metros de nado misto individual
  • 4 x 100 metros de nado livre em revezamento
  • 4 x 200 metros de nado livre em revezamento
  • 4 x 100 metros de nado misto em revezamento

Juízes de natação

As exigências internacionais mínimas regidas pelas regras da natação são: um árbitro principal, um juiz de partida, no mínimo dois juízes de chegada, dois juízes de estilo, dois juízes de virada. Quando não se estiver usando aparelhos eletrônicos de cronometria, um mínimo de dois, preferivelmente três, cronometristas por setor, para medir o tempo do primeiro e do segundo em cada corrida.

Benefícios da Natação

A natação é um esporte muito popular no Brasil e no mundo. Possui como principais benefícios promover o trabalho da maioria dos músculos do corpo simultaneamente. Além disso, é um esporte que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a oxigenação do sangue, promovendo uma maior capacidade de respiração dos pulmões. Também auxilia na perda de calorias, baixando o colesterol.

Como nadar: Respiração

Entidades ligadas a nataçãoFINA

A Federação Internacional de Natação (FINA) é a entidade que rege mundialmente as regras da natação e realiza a regulamentação de atletas e competições referentes ao esporte.F

 

Continue aprendendo sobre as REGRAS DOS ESPORTES

Gostou desse artigo sobre as regras da natação? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*