Regras do Rugby – Posicionamento, pontos, fundamentos – Try

regras-do-rugby

O rugby é um esporte de extremo contato físico, originário da Ingleterra. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre as regras do rugby.

Regras do rugby

O rugby é um jogo amador disputado por dois times com quinze jogadores, aos quais se permite carregar, chutar e atirar a bola. Os jogadores tentam marcar pontos colocando a bola além da linha de gol do adversário, ou chutando-a por cima da baliza (um gol).



O campo de rugby

O campo de rugby deve ser de grama, ou argila (saibro) ou de areia, desde que a superfície não represente perigo. As linhas laterais não fazem parte da área de jogo.

Começo do jogo

Pelas regras do rugby, os capitães fazem o sorteio para saber quem dá a saída, que ocorre com um tiro livre (place kick) do centro do campo. Um tiro livre também é dado pelo time que sofre um gol, e um drop kick (bate-pronto) depois de um try frustrado.

Os adversários devem ficar atrás da linha de 10 jardas (9,14 m), que a bola deve atravessar, a não ser que seja primeiro tocada pelo adversário. Se a bola atravessa a linha lateral (touchline) e, portanto ,fica em toque, sem picar, os adversários podem aceitar o chute, mandar chutar de novo ou optar por uma “briga’ no centro.



rugby

Se a bola ultrapassa a linha de gol, vai para a área de gol e ultrapassa a linha de bola morta, ou depois de alguns toques baixos, o time atacado recomeça o jogo com um drop kick (um drop kick livre) sobre ou além da linha de 25 jardas (22.85 m).

Se a bola não atravessa a linha de 25 jardas, de acordo com as regras do rugby, o adversário pode escolher entre uma briga ou um novo chute. Se a bola é atirada diretamente em toque, o adversário pode também aceitar o chute. Os adversários podem atravessar a linha de 25 jardas até que o chute seja dado.

Marcação de pontos – Try (5 pontos)

Um try é marcado quando uma equipe põe a bola no chão dentro da área de gol do adversário. O jogador deve estar segurando a bola quando ela é tocada no chão. Pode ser marcado um pênalti se uma falta evitar a marcação.

Conversão (2 pontos)

Um tiro livre ou um drop kick se segue sempre à marcação de um try, em favor da equipe que marcou. Ele é chutado de uma linha que passa pelo lugar do try assinalado, exceto no caso de um pênalti, que é batido como se o try tivesse ocorrido de um ponto entre as traves laterais da baliza.



O time do chutador deve ficar atrás dele. De acordo com as regras do rugby os adversários devem ficar atrás da linha de gol, até que o chutador corra para a bola, quando então eles poderão atacá-lo ou saltar contra ele.

Dropped gol (gol de bate-pronto – três pontos)

É marcado durante o jogo quando a bola sai das mãos de um jogador e é imediatamente chutada para a frente e passa entre as traves superiores da baliza.

Gol de pênalti (três pontos)

É marcado através de um tiro livre resultante de uma infração. (Os gois são válidos se a bola atinge o travessão ou as traves, ou se passa corretamente entre as traves superiores da baliza).

A bola de rugby

bola-rugby

A bola de rúgbi é oval e feita de couro ou outro material semelhante. Ela pesa de 372 a 439 gramas.

A briga (scrummage)

Os jogadores se formam para uma briga geralmente com os atacantes, sobre ou perto do local de uma falta, e paralelamente à linha de gol. Deve haver pelo menos três jogadores em cada fileira da frente (frente de briga).

As fileiras da frente se Interligam, deixando um túnel (túnel claro) entre elas. Outros atacantes agarram um companheiro de time com pelo menos um braço, para firmar o scrum (bolo). Outros jogadores ficam atrás da linha demarcada pelo pé do último que está no scrum.

O scrum deve ficar firme até que a bola seja acionada pelo médio de scrum do time que não cometeu a falta. Seguindo as regras do rugby, ele fica 1 jarda (9,14 cm) fora do scrum, a meio caminho das fileiras da frente, segurando a bola com as duas mãos, entre os joelhos e os calcanhares.

Lançamento pós scrummage

Ele deve jogar a bola para acertar o campo dentro do espaço marcado pela largura dos ombros do “suporte” (um dos atacantes da fileira da frente) mais próximo. Se a bola atravessar o scrum, ela deve ser acionada novamente. Se há alguma dúvida, a bola é passada para a posse do time que está avançando.

bola-em-jogo

Os dois jogadores colocados na fileira final, ou última, lutam pela posse da bota; eles não podem ser levantados do solo. Os jogadores da fileira da frente não podem levantar o pé do chão até que a bola atinja o solo.

Qualquer jogador pode tentar atingir a bola, mas não pode deixar de manter um pé no chão. Nenhum jogador pode “controlar” a bola. Um ruck (pilha monte) ocorre quando um ou mais jogadores de cada time se juntam em redor da bola quando ela está no solo, entre eles. Os jogadores devem estar de pé, e devem estar agarrados a um companheiro por pelo menos um braço.

Laterais

Pelas regras do rugby, se a bola ou o jogador que a carrega atravessa as linhas laterais, a bola fica em toque, e a partida deve ser recomeçada por um lateral. A bola é recolocada em jogo do lugar onde saiu, sendo atirada verticalmente entre os jogadores dos dois times que se perfilam para recebê-la.

Os outros jogadores devem ficar a pelo menos uma distância de 10 jardas (9,14 m) da linha imaginária que intercepta as duas filas de jogadores, como regem as regras do rugby. O repositor é do time que não tocou a bola pela última vez. Depois de uma reposição incorreta os adversários escolhem entre outra reposição e uma briga.

Se a bola é atirada diretamente para dentro do toque ocorre uma lateral do lado oposto em que ela foi chutada ou em que ela saiu, mas do ponto que for mais perto do gol do chutador. Isto não ocorre quando de um pênalti ou no caso de a bola ter sido chutada da linha de 25 jardas (22,85 m).

Seguindo as regras do rugby, os jogadores devem permanecer nas fileiras a uma distância de pelo menos 1 jarda (9,14 cm) de um seu companheiro, ou de 2 pés de um adversário, até que a bola toque o chão ou outro jogador, a não ser que um jogador pule para pegar a bola ou esteja se desgarrando da briga.

Faltas

De acordo com as regras do rugby os jogadores não podem:

  • Atingir, golpear, chutar ou dar uma rasteira num adversário, bem como carregar com violência ou com o braço estendido;
  • Carregar, agarrar ou obstruir um adversário que não esteja com a bola, exceto num ruck.

As obstruções e as interrupções deliberadas do jogo são punidas com um pênalti. Não constitui penalidade bloquear com os ombros o jogador de posse da bola. Um choque ou uma derrubada provocada é punida com um pênalti se intencional, ou com uma briga se não intencional.

Não constitui falta se:

  • A a bola quica para a frente depois de tocar o chão ou um jogador;
  • Se ocorre uma pegada correta;
  • Se a bola é rebatida para a frente numa tentativa de agarrar um chute, mas é recuperada antes que ela toque o chão.

De acordo com as regras do rugby, constitui sempre infração se a bola é rebatida à frente durante uma tentativa de pegá-la.

Impedimento

Um jogador está impedido se ele está à frente da bola quando ele está de posse de um companheiro. Ele pode então ser penalizado se joga a bola, ou obstrui ou carrega sobre um adversário. Pelas regras do rugby, o impedimento é marcado com um pênalti no ponto da infração, ou, no caso de uma jogada, com a opção de um scrum no lugar em que o impedido tocou pela última vez na bola.

Um jogador em impedimento pode ficar em posição legal se o companheiro de posse a bola o ultrapassa e continua. Não se marca o pênalti se a posição do impedido é tal que ela não pode ser de outra forma, e se ele não interfere com o adversário. Se o contato não pode ser evitado, então ele fica “impedido acidentalmente”, e faz-se urna briga.

Penalidades

O árbitro pode desclassificar jogadores por desobediência às regras do rugby e marcar pênaltis. Um jogador desclassificado não pode voltar a jogar. O pênalti pode ser cobrado por qualquer  jogador, mas ele deve indicar se vai chutar diretamente a gol.

Vantagem

Se um time ganha uma vantagem tática ou territorial em virtude de uma infração cometida pelo outro, o juiz não marca a infração, e o jogo continua. Pelas regras do rugby a vantagem não pode ser marcada:

  • Quando de um tiro livre: quando a bola sai por qualquer lado de um túnel (túnel claro);
  • De um drop out incorreto;
  • Quando o tiro livre é anulado;

Quando o árbitro cria uma vantagem ao tocar a bola ou o jogador que tem a posse da bola (caso em que um scrum é marcado para o time que jogou a bola por último).

Rugby no Brasil

No Brasil, as regras do rugby são geridas pela Confederação Brasileira de Rugby.

Gostou desse artigo sobre as regras do rugby? Compartilhe!



Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*