Vôlei de Praia Feminino e Masculino | Regras e História | Resumo

vôlei-de-praia

As regras do vôlei de praia, também chamado de voleibol de praia, guardadas algumas diferenças, são quase iguais às regras do voleibol convencional. É um dos jogos de praia mais praticados e com maior audiência no mundo. Nesse artigo você irá aprender tudo sobre as regras e história do vôlei de praia, fundamentos e curiosidades.

Regras do vôlei de praia feminino e masculino

No vôlei de praia, o objetivo é que a bola lançada por cima da rede aterrisse no campo adversário sem que o mesmo tenha chances de devolvê-la. As regras determinam que se usem apenas as mãos.

Uma das grandes diferenças do vôlei de praia com relação ao convencional se dá no número de jogadores. Nesse esporte, cada time é composto por uma dupla. Não são permitidas substituições.

A bola utilizada no jogo de vôlei de praia é a mesma utilizada no convencional, apresentando circunferência de 65 e 67 centímetros e peso entre 250 e 280 gramas. Entretanto, a pressão utilizada é inferior.

Quadra de vôlei de praia

Outra diferença do vôlei de praia com relação ao convencional é a quadra utilizada na partida: é montada na areia da praia, em formação retangular de 6 metros de comprimento por 8 de largura.

Pelas regras do vôlei de praia, a rede deverá ter 9,50 metros de largura por 1 de altura. A parte superior da rede deve estar a 2,43 metros de distância do solo (equipes masculinas) ou a 2,24 metros (equipes femininas).

volei-de-areia

A rede deverá ser sustentada por um cabo flexível para garantir que a mesma se mantenha esticada por toda a partida. Os postes de fixação da rede devem permanecer a pelo menos 50 centímetros de distância das linhas que delimitam a quadra.

Não é considerado falta caso um jogador invada parcialmente a quadra adversária por baixo da rede sem intenção, a menos que atrapalhe o jogador adversário.

Uniformes de vôlei de praia feminino e masculino

Os jogadores de vôlei de praia jogam descalços e devem utilizar short curto ou sungas. É permitido o uso de camisetas ou regatas, assim como bonés ou viseiras. Óculos escuros são permitidos em partidas com muita incidência da luz solar.

Arbitragem

A arbitragem é composta pelos árbitros e fiscais de linha. O árbitro principal conduz o jogo da cadeira elevada localizada no eixo da quadra, em frente a rede, sendo auxiliado por outro arbitro de posiciona-se no lado oposto, mas de pé.

Os fiscais de linha atuam nas extremidades e auxiliam os árbitros. São responsáveis por marcar as saídas de bola ou indicar se a bola aterrissou do lado de dentro da quadra. Para isso, utilizam-se de bandeiras, que são erguidas de maneira a serem facilmente visualizadas pelo árbitro principal.

Como jogar vôlei de praia

O sistema de jogo de uma partida de vôlei de praia é composta por 2 sets, cada um disputado até os 21 pontos. Caso haja um empate, é aberto um terceiro set, que termina nos 15 pontos. Em um set, caso haja empate em ou uma diferença inferior a 2 pontos (21×20), o jogo continua até que uma das duplas abra esses dois pontos de vantagem encima da outra.

jogos-de-praia

Durante o jogo, as duplas trocam de lado da quadra após os 7 pontos iniciais (nos dois primeiros sets). Caso haja o terceiro set para desempate, as trocas de lado são realizadas a cada 5 pontos.

Toques de bola entre a dupla

Quando a bola vem em direção a uma dupla, esta tem o direito de realizar 3 toques na mesma, sendo o último de volta para o campo do adversário. Entretanto, o bloqueio já é considerado como um deles. Dois toques seguidos pelo mesmo jogador só são permitidos caso este bloqueie a bola e realize uma jogada na sequência.

Pelas regras do vôlei de praia, caso os dois jogadores toquem na bola simultaneamente, serão considerados dois toques (a menos em caso de bloqueio de bola advinda do adversário). Caso a bola venha a tocar a rede na região entre as faixas verticais, o jogador poderá tentar recuperá-la, exceto em caso de saque e desde que não toque na rede.

Bloqueio da bola

O bloqueio é a jogada que consiste em impedir o ataque da equipe adversária. Para isso, os jogadores posicionam-se próximos a rede e pulam com os braços erguidos, formando uma espécie de barreira para que a bola seja impedida de atravessar.

bloqueio-jogo

Segundo as regras do vôlei de praia, caso o jogador que esteja sendo atacado espalme a bola e essa caia para fora da quadra, a dupla que efetuou o ataque ganha o ponto. Caso dois jogadores adversários toquem a bola simultaneamente sobre a rede, a dupla que não receber a bola é considerada a última a tocá-la.

O saque no vôlei de praia

Após autorização do arbitro, o jogador da dupla que estiver em posse da bola pode iniciar o saque inicial, colocado assim a bola em jogo. O jogador deve estar com o corpo inteiro para fora da quadra, posicionado na zona de saque.

A seguir, lança a bola ao alto e golpeia-a em seguida. Pelas regras do vôlei de praia, só após o saque o jogador poderá adentrar na quadra. A bola deverá passar sobre a rede sem tocá-la.

Pontuação

Quando a bola atravessa por cima da rede e entra na quadra do adversário, é possível que se obtenha o ponto das seguintes maneiras:

  • Caso a bola pingue no chão do adversário e, em seguida, saia da quadra;
  • Caso o adversário toque na bola e essa saia da quadra (pelo lado do mesmo);

Da mesma forma, é possível que o adversário ganhe um ponto se a bola atravessar o lado da quadra do mesmo e saia para fora sem que tenha pingado no chão pelo menos uma vez.

A história do voleibol de praia

A história do voleibol de praia inicia-se nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Por volta da década de 1930, começaram a aparecer as primeiras equipes amadoras do esporte, que era diretamente derivado do vôlei convencional, jogado naquela região desde os anos 1920.

No Brasil, o vôlei de praia se popularizou inicialmente nas praias do Rio de Janeiro, por volta dos anos 1950. Soldados do exército inspiraram-se no que teriam visto na Europa e passaram a praticar o esporte.

Curiosidades do voleibol de praia

O voleibol de praia passou a ser considerado um esporte olímpico desde as Olimpíadas de Atlanta de 1996, tendo suas fivbprimeiras medalhas de ouro conquistadas pelas brasileiras Jacqueline Silva e Sandra Pires. Como curiosidade, Brasil e Estados Unidos possuem os maiores talentos do vôlei de praia atualmente.

Os campeonatos de vôlei de praia são regidos e organizados pela FIVB – Fédération Internationale de Volleyball.

As regras do vôlei de praia feminino e masculino

Continue aprendendo sobre as REGRAS DOS ESPORTES

Gostou desse artigo sobre as regras do vôlei de praia? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*